Abra seu MEI

Para abrir o seu MEI, verifique primeiro se a atividade que deseja é permitida como um MEI. Em seguida, faça uma consulta prévia de viabilidade com o município para verificar se a localização permite a atividade que será exercida. Por fim, formalize o seu MEI no portal do empreendedor online. Confira abaixo com mais detalhes cada uma dessas etapas.

Atividades Permitidas

Não é qualquer ramo de atividade que pode se enquadrar como MEI, existem restrições. A lista com os ramos de atividades que são permitidas para MEIs pode ser conferida aqui. Os ramos de atividades que não estejam presentes na lista não podem ser enquadradas como MEI.

Consulta Prévia de Viabilidade

No caso de abertura de MEI ou qualquer outro tipo de empresa, alteração de atividades ou alteração de endereço, é necessário solicitar a viabilidade da localização, onde será verificado se o local permite exercer a atividade pretendida, de acordo com o plano diretor do município. Para pedir a consulta prévia de viabilidade acesse aqui.

Formalize o MEI

Uma vez verificada se a sua atividade e a localização de onde ela vai ser exercida são permitidas, agora é a hora de formalizar o seu MEI. O processo é fácil e totalmente online. Basta acessar o Portal do Empreendedor. Para acessar o Portal é necessário possuir o login no Gov.br.