Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

A 2ª Exposição Riquezas do Vale, sediada em Lunardelli, foi aberta nesta quinta-feira e prossegue hoje. Participam todos os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). O prefeito Junior da Femac, acompanhado de alguns secretários, prestigiou o evento na tarde de hoje (25).

Na abertura o prefeito de Apucarana, ao lado do prefeito anfitrião Reinaldo Grola, do presidente da Amuvi, Emerson Toledo, e do deputado federal, Sérgio Souza, destacou que a exposição busca valorizar e apresentar as tradições, turismo, gastronomia e os produtos das cidades do Vale do Ivaí.

“Apucarana sediou em dezembro do ano passado, no Espaço das Feiras, a primeira edição da exposição, que deve, gradativamente, percorrer todas as cidades da região e, além dos diversos estandes com gastronomia e artigos produzidos no Vale do Ivaí, os visitantes também apreciam apresentações artísticas”, comenta o prefeito de Apucarana.

A Exposição Riquezas do Vale do Ivaí foi criada por iniciativa dos prefeitos das 26 cidades que integram a Amuvi. O objetivo é mostrar e valorizar os produtos típicos de cada município.

No estande de Apucarana o destaque é o polo de vestuário, apresentando bonés, camisetas, jeans e outros itens de confecções, inclusive mostras de peças que vestem cantores e artistas de renome nacional, como Ana Castela, Luan Pereira, Maiara e Maraísa, Renato Garcia e Bruno Garcia.

No evento, Apucarana participa com onze empreendimentos da Economia Solidária, sendo a maioria de artesanato e gastronomia. São Biscuit, macramê, bordados à mão, amigurumi, artesanato religioso, doces e pães, conservas, licores, geléias, compotas e chopp artesanal.

Também está sendo exposta uma “Mostra Itinerante da Secretaria da Mulher de Apucarana”, onde são apresentados todos os programas desenvolvidos e mantidos na atual gestão.

Causas de tombamento de ônibus escolar seguem em investigação

O processo administrativo instaurado pela Prefeitura de Apucarana que investiga as causas e responsabilidade do acidente ocorrido no último dia 17 de abril, no Jardim Milani, envolvendo ônibus escolar que transportava estudantes do Colégio Estadual Polivalente, teve andamento nesta quinta-feira (25/04).

Segundo o procurador-geral da Prefeitura de Apucarana, Dr. Rubens Henrique de França, o município solicitou cópia da perícia realizada no veículo pela Polícia Científica e do inquérito em andamento na Polícia Civil. “São informações importantes para apuração do ocorrido e conclusão do processo, com determinação da causa e responsabilidades”, pontua o procurador.

Segundo frisa França, desde o início do processo a procuradoria já teve acesso ao laudo de vistoria do ônibus por parte do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e ao boletim de ocorrência de acidente feito no local pela Polícia Militar. A empresa terceirizada também já foi ouvida e apresentou sua defesa. “Aguardamos agora a perícia realizada pela Polícia Científica que, assim que concluída, será nos encaminhada pela Polícia Civil. Também vamos solicitar, dentro do processo administrativo, manifestação técnica por parte dos fiscais do contrato firmado entre a empresa e a Autarquia Municipal de Educação (AME)”, esclarece o procurador-geral do Município.

O acidente – Ocorrido no final da manhã do último dia 17 de abril, na Rua Francisco Coelho Vilela, no Jardim Milani, o acidente envolveu o tombamento de um ônibus de empresa terceirizada contratada pela Autarquia Municipal de Educação (AME) para fazer a linha que atende os estudantes do Colégio Estadual Polivalente.

Na ocasião, 29 pessoas estavam abordo do veículo, 11 alunos assinaram recusa de atendimento no local na companhia dos pais, uma se evadiu do local (foi para casa, pois morava nas proximidades) e 16 foram levadas para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital da Providência. O motorista de 55 anos, que alegou perda do freio, não se feriu. Após atendimento médico, todas as vítimas – que tiveram ferimentos leves – receberam alta.

Atletismo fecha a fase municipal dos JEP´s em Apucarana

Com a disputa do atletismo nas classes “A” e “B” (masculino e feminino), foi encerrada nessa quinta-feira à tarde (25/04), na pista do Complexo Esportivo Lagoão, em Apucarana, a fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s).

A competição ocorreu nas provas de 80m, 100m, 150m, 200m, 400m, 800m, 2.000m, 3.000m, salto a distância e arremesso de peso, com a participação de alunos/atletas dos colégios Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Alegria, São José, Canadá, Mater Dei, Tadashi Enomoto, Heitor Furtado, Izidoro Luiz Cerávolo, Santos Dumont, Padre José Canale e Osmar Guaraci Freire.

“Depois de 15 dias movimentando as nossas praças esportivas com mais de 2.400 alunos de 12 a 17 anos de idade, concluímos com sucesso mais uma edição dos Jogos Escolares do Paraná. Todos os envolvidos estão de parabéns pela realização da competição que revelou novos talentos nas mais diversas modalidades”, destaca o prefeito Junior da Femac.

“O atletismo fechou a disputa com chave de ouro no Lagoão. Agora os destaques de cada modalidade vão se preparar para a macrorregional que será realizada de 12 a 16 de junho também em Apucarana. Tenho certeza que os nossos representantes conseguirão bons resultados na próxima competição”, frisa Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

A fase municipal dos JEP´s foi iniciada no dia 5 de abril, sendo desenvolvida nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

Também participaram da competição alunos/atletas dos colégios Antônio dos Três Reis de Oliveira, Coronel Luiz José dos Santos, Padre José de Anchieta, Polivalente, Carlos Massaretto, Francisco Antônio de Souza, São Bartolomeu, Nilo Cairo, Vale do Saber e Evolução.

Os atletas campeões do atletismo foram os seguintes: feminino “B” – Nathaly Ramos Monteiro (800m e 2.000m, Colégio Santos Dumont), Alice Martir (salto em distância e arremesso de peso, Colégio Padre José Canale), Thabata Araujo (80m, Colégio Padre José Canale) e Vitória Proença (150m, Colégio São José).

Feminino “A” – Andrelize da Cruz (3.000m, Colégio São José), Gabrielly de Souza (400m e 800m, Colégio Santos Dumont), Madelaine Gomes da Costa (salto em distância, Colégio Heitor Furtado), Ana Clara Cazadei (arremesso de peso, Colégio Mater Dei) e Maria Eduarda da Silva (100m, Colégio Mater Dei).

Masculino “B” – Pedro Henrique Bernardo (80m, Colégio Santos Dumont), Rômulo Monteiro (800m e 2.000m, Colégio Santos Dumont) e João Pedro Souza (150m, Colégio Santos Dumont).

Masculino “A” – Pedro Henrich Oliveira (salto em distância, Colégio Osmar Guaraci Freire), Pedro Henrique Silva (100m e 200m, Colégio Canadá), Guilherme Paschoal (400m, Colégio Heitor Furtado), Samuel da Silva Biz (800m e 3.000m, Colégio Izidoro Luiz Cerávolo) e Guilherme Conceição (arremesso de peso, Colégio Canadá).

FINAL DO XADREZ – Terminou também nessa quinta-feira pela manhã (25/04) no Centro da Juventude Alex Mazaron, em Apucarana, o xadrez convencional pela fase municipal dos JEP´s. Pela categoria feminino “B”, o Colégio Mater Dei ficou em primeiro lugar. O Colégio Canadá foi campeão no feminino “A’, seguido pelo “Tadashi Enomoto”. Já no masculino “A”, o Mater Dei conquistou o título e o Canadá obteve a segunda colocação.

A fase municipal dos JEP´s foi promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

 

Promatur divulga roteiros de Apucarana em Fórum de Turismo Religioso em Lunardelli

Apucarana esteve representada no 6º Fórum de Turismo Religioso do Paraná, realizado nesta quarta-feira e quinta-feira em Lunardelli. A superintendente de turismo, Andréia Rinaldo, e sua equipe apresentaram folders e vídeos dos roteiros de turismo religioso de Apucarana, que mantém tradição de receber peregrinos de várias regiões.

“Reforçamos a divulgação dos nossos atrativos, destacando o Parque da Redenção, que é mantido pela Diocese de Apucarana. Recentemente, foi entregue a reestruturação do Parque da Redenção, que agora está novamente aberto a visitações, recebendo caravanas de peregrinos de várias partes do Paraná, para as celebrações religiosas nos fins de semana”, informa Andréia.

Ela acrescenta que os principais atrativos do Parque da Redenção são as Estações da Via Sacra e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que é uma réplica da Gruta da cidade de Lourdes, na França. “A gestão do prefeito Junior da Femac foi parceira da Diocese de Apucarana, nas obras e melhorias realizadas nos últimos anos no Parque da Redenção, situado no contorno norte da cidade”, citou Andréia Rinaldo.

E, ainda sobre os roteiros de turismo religioso, a representante da Promatur, citou o Parque Santo Expedito; a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, com estilo barroco e a única do Brasil a ter a imagem de Nossa Senhora no topo de sua torre principal; e o Santuário São José, que recebe fiéis de todo o País.

O objetivo do Fórum, organizado pelo Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, foi debater e fortalecer o segmento em todo o Estado. Ao longo de dois dias, os fiéis e técnicos da área tiveram acesso a palestras, painéis e mesas redondas, tendo como novidade a Oficina de Produtos e Experiências para empresários. O fórum teve a participação do secretário de turismo do Paraná, Márcio Nunes, e do coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo religioso, Eliseu Rocha.

Apucarana realiza vacinação contra a gripe neste sábado

A Autarquia de Saúde de Apucarana promove neste sábado (27/04) vacinação contra a gripe em pontos estratégicos da cidade. Além do Complexo Esportivo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão, no Jardim América, a ação será realizada também em pontos comerciais, centros municipais de educação infantil (CMEI) e unidades básicas de saúde (UBS), entre as 12h30 e 17h30, em um total de 19 pontos de vacinação.

A campanha nacional, que segue até 31 de maio, tem como população-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, profissionais de saúde, educação e segurança, entre outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. “A vacinação aos sábados faz parte de uma estratégia que visa ampliar os índices de imunização da população, atendendo principalmente a quem tem dificuldade de acesso ao imunizante durante a semana. Peço à população que aproveite e compareça aos pontos de imunização”, solicitou o prefeito Júnior da Femac.

Segundo informa secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, o esquema de vacinação aos sábados acontece de forma regionalizada e deve ser desenvolvida por quatro finais de semana consecutivos, atendendo toda a cidade. É importante que a pessoa compareça munida de documentos pessoais e a carteira de vacinas. “A gripe, ou Influenza, é uma doença que deixa a pessoa acamada, mais que pode gerar um internamento e até evoluir para um óbito em casos mais graves, por isso a prevenção é importante”, alerta Bachiega, frisando que durante a semana as doses da vacina contra a gripe estão à disposição da população de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 as 16h30, em 25 unidades básicas de saúde. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

PONTOS DE VACINAÇÃO NESTE SÁBADO – 27/04

Horário da campanha: 12h30 as 17h30

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: (Influenza e todas as vacinas de rotina)

Raul Castilho – Núcleo João Paulo – Fone: 3901-1046
Mercedes Moreno – Vila Regina. Fone: 3901-1032
Rodrigo Yoshii – Vila Apucaraninha. Fone: 3901-1052
CSU – Parque Bela Vista. Fone: 3901-1068
Eros Pacheco – Núcleo Afonso Camargo. Fone: 3901-1070
Benedito Pinga Fogo – Residencial Solo Sagrado. Fone: 99654-9567
Walter Lazarini – Distrito de Pirapó. Fone: 3901-1057
Padre Dominic – Distrito Caixa São Pedro. Fone: 3440-5007
Pedro Barreto – Vila Reis. Fone: 3308-1528
Joaquim Trizoti – Adriano Correa – Fone: 3308-1555
Izília Folador – Residencial Fariz Gebrin. Fone: 3308-1567
Mário Verussa – Distrito Correia de Freitas – Fone: 3308-1522

CMEI´s: (influenza e verificação da situação vacinal)

COSAP – Vila Operária. Fone: 3423-0424.
Sonhos de Esperança – Parque Bela Vista. Fone:3423-3144.
Profª Laura Marezzi Martineli – Residencial Fariz Gebrin.
Domingos Mareze – Núcleo Adriano Correia – Fone: 3422-6724.

COMÉRCIO: (influenza e verificação da situação vacinal)

Shopping CentroNorte;
Muffato do Bairro da Igrejinha;
Mercado Pereirinha da Av. Aviação;

LAGOÃO – Influenza, com oferta da vacina todos os dias a partir deste sábado;
BOLIVAR PAVÃO – oferta da influenza sábado e domingo e retorna o funcionamento da sala de vacinas de segunda a sexta, no horário normal, das 8 às 16h30.

Paciente de Apucarana que contraiu febre oropouche morreu no dia 15 de abril

O paciente de Apucarana que contraiu a febre do oropouche, conforme informação da Autarquia Municipal de Saúde, morreu no dia 15 de abril, no mesmo dia em que buscou atendimento na Central da Dengue no Lagoão. Devido à gravidade do quadro clínico ele foi conduzido pelo SAMU até o Hospital da Providência, onde foi internado.

“A causa morte deste paciente ainda está sendo investigada, portanto não há como confirmar se ele foi vítima da febre do oropouche”, informa o secretário da saúde de Apucarana, Emídio Bachiega.

De acordo com Bachiega, o que se sabe até agora é que o paciente era representante comercial autônomo e viajava com frequência para o estado de Santa Catarina. “Ele, inclusive, retornou de uma dessas viagens no dia 11 de abril, 4 dias antes de buscar atendimento médico no Lagoão. Com esses dados existe a probabilidade do caso ser importado, ou seja, a doença não foi contraída em Apucarana”, pondera Bachiega.

O caso de febre do oropouche em Apucarana, confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), na data de ontem (24), foi tema da reunião entre as equipes da 16ª Regional de Saúde e da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana na manhã de hoje. No encontro foram definidas estratégias para investigação do caso, principalmente da causa da morte do paciente.

“Também foi definido o início imediato do trabalho de uma equipe de 14 agentes de saúde para identificar a presença do mosquito causador da doença na cidade, em especial na região onde o paciente que contraiu a febre oropouche residia. O trabalho é realizado de casa em casa, vistoriando os quintais das residências”, informa Bachiega.

A febre do oropouche é transmitida por mosquitos do gênero Culicoides, popularmente conhecidos como “maruim” ou “mosquito pólvora”. Geralmente é encontrado em regiões com alta umidade e presença de matéria orgânica.

SINTOMAS – Similares aos sintomas da dengue, as principais reações provocadas pelo vírus são dor de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia. Também pode evoluir para diagnósticos mais graves, como manifestações hemorrágicas. Atualmente, não existe vacina ou tratamento específico para a doença. Pacientes que possuírem os sintomas devem permanecer em repouso, realizando o tratamento sintomático e mantendo acompanhamento médico.

PREVENÇÃO: A prevenção segue a mesma orientação amplamente divulgada para o combate do mosquito da dengue. Manter o quintal limpo, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas, bem como recorrer ao uso de repelente.

Apucarana discute com TJ-PR pagamento de precatórios por meio de acordo direto com credores

Apucarana deverá ser um dos primeiros no Estado do Paraná a fazer a implantação do pagamento de precatórios por meio de acordos diretos com o credor. A medida deverá agilizar a quitação de dívidas em ações trabalhistas e cíveis, gerando ao Município um abatimento de até 40% do valor final.

O assunto foi debatido nesta semana, em Curitiba, com a desembargadora Joeci Machado Camargo, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). Estiveram presentes, representando o Município, o procurador jurídico Rubens de França, e o superintendente da procuradoria, advogado Danylo Acioli.

A possibilidade dos acordos diretos, conforme Acioli, está baseada em recente resolução do Conselho  Nacional de Justiça, editada em fevereiro deste ano. “Vamos supor que a pessoa tenha um crédito de R$ 100 mil junto à Prefeitura, chamado de precatório. Se a pessoa tiver interesse em receber imediatamente, essa dívida poderá baixar para até R$ 60 mil, sendo que neste exemplo foi estabelecido o deságio máximo previsto”, ilustra Acioli.

O abatimento irá depender de alguns fatores, como o tempo em que o credor já está na fila de espera. “Atualmente, o Município de Apucarana possui cerca de 700 precatórios e a fila de espera é de em torno de 5 anos. Os primeiros da fila logicamente terão um deságio menor em relação aos demais”, esclarece Rubens de França, procurador jurídico do Município.

A intenção é viabilizar o sistema através de depósitos judiciais, que deverão ser feitos mensalmente pelo Município a uma conta vinculada ao Tribunal de Justiça do Paraná. “Será aberto um edital e então a pessoa que tiver interesse no acordo se credencia”, completa França.

JUSTIÇA NO BAIRRO – Durante a audiência com a desembargadora, Acioli e França também relataram sobre o planejamento e as ações que estão sendo desenvolvidas visando à realização do Programa Justiça no Bairro, que acontecerá de 9 a 11 de maio no ginásio do Lagoão.

A desembargadora reforçou o convite aos interessados em participar do casamento coletivo. “Quero convidá-los para fazerem a inscrição até o dia 30 de abril. O casamento será no dia 11 de maio no Cine Teatro Fênix, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente. Por isso, procure o CRAS mais próximo da sua casa”, convoca a desembargadora Joeci Machado Camargo, que solicitou também doações de trajes para as noivas e os noivos, contribuindo para efetivar a cerimônia.

Acioli  lembra que o Programa Justiça no Bairro irá ofertar cerca de 50 serviços gratuitos à população e entre eles está o casamento civil coletivo.  A ação é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), em parceria com o Sistema Fecomércio Paraná e a Prefeitura de Apucarana, dentro do Programa Justiça no Bairro.

Paratleta Giovane Vieira é homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná

O apucaranense Giovane Vieira de Paula, de 26 anos, o “Pantera Negra”, que defende a Seleção Brasileira de Paracanoagem, participou nessa quarta-feira à tarde (24/04) da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. Na ocasião, ele foi um dos homenageados pelas conquistas alcançadas em sua carreira pelo paradesporto do Estado.

O evento, organizado pelos deputados estaduais Alexandre Curi (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD), teve a participação do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, acompanhado da vereadora Jossuela Pirelli; do secretário de esportes, Tom Barros; secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin; e pelo atleta de handebol do município, Rafael Hidalgo Lobato, além da professora Jane Rezende de Morais Piedade Longhini, mãe do paratleta.

Durante o evento foram homenageados com menção honrosa, 89 atletas e treinadores do paradesporto estadual, que representam o Paraná em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, o Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.

“Receber estes atletas e técnicos aqui no Legislativo é uma emoção enorme. É um momento para valorizarmos os atletas paralímpicos e homenageá-los por tudo que já fizeram pelo esporte. Eles são exemplos de vida para todos, porque através deles as pessoas se motivam a praticar esportes”, destaca Bazana.

Giovane, que discursou em nome de todos os homenageados atua na paracanoagem há dez anos e, atualmente, vem treinando em Curitiba, visando o Mundial que ocorrerá de 8 a 12 de maio em Szeged, na Hungria. A disputa na Europa vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris, competição que será disputada de 28 de agosto a 8 de setembro.

“Estou muito feliz por receber essa homenagem, que valoriza o paratleta do Paraná, que possui grandes talentos e tem muitos campeões. Agora vou em busca de mais um desafio que é lutar pela vaga dos Jogos Paralímpicos de Paris. Agradeço ao apoio do prefeito Junior da Femac, a minha mãe por sempre me incentivar e a todos aqueles que torcem por mim”, disse Giovane.

O prefeito Junior da Femac, que fez parte da mesa das autoridades no evento, ressaltou que a homenagem foi aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais. “O Giovane é um paratleta com um cartel espetacular e que é orgulho para Apucarana. Importante lembrar que ele foi medalha de prata na paraolimpíada do Japão”, assinalou Junior da Femac.

“Foi um prazer poder participar dessa homenagem de hoje aos paratletas do Estado, em especial ao nosso campeão Giovane que nos últimos anos vem brilhando nas competições nacionais e internacionais da paracanoagem e que com sua garra e determinação conseguirá participar da sua segunda paralímpiada”, comenta Tom Barros.

O secretário de esportes do Paraná, Hélio Wirbiski participou da sessão solene e destacou que “Os paratletas têm nos oferecido exemplos de perseverança, de luta e de organização com atletas vencedores e treinadores reconhecidos mundialmente. E o Poder Legislativo, principalmente o apoio do deputado Bazana, e todos os deputados aqui da Assembleia, a Comissão de Esporte, tem apoiado muito a Paraná Esporte que hoje é referência no desenvolvimento do paradesporto”.

O paratleta de Apucarana tentará pela segunda vez se classificar para uma Paralímpiada, pois na temporada 2021, em Tóquio no Japão, o jovem competidor paranaense conquistou a medalha de prata na prova VL3 de 200m na canoa.

Giovane no ano passado conseguiu bons resultados, sendo campeão pan-americano e também do Campeonato Sul-Americano, em competições que foram realizadas em Lagoa Santa-MG. No mesmo município, ele também conquistou o título do Campeonato Brasileiro Interclubes, representando o Iate Clube, de Londrina.

Na solenidade nessa quarta-feira na Alep, foram premiados atletas de 23 cidades nas modalidades de atletismo, badminton, basquete em cadeiras de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeiras de rodas, futebol de 5, goalball, judô, levantamento de peso, natação, rugby em cadeiras de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro esportivo, triathlon e vôlei sentado.

 

Autarquia de Saúde de Apucarana confirma caso de febre do oropouche   

  A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), por meio do “teste sentinela”, que é periodicamente utilizado em amostragens de sangue de pacientes, acabou detectando um caso de febre do oropouche, via Laboratório Central do Estado (Lacen) no município.

O paciente, um homem de 57 anos, foi diagnosticado após procurar atendimento no Lagoão, devido a sintomas inicialmente relacionados à dengue.

O usuário, cuja identidade permanece preservada, apresentou sintomas típicos de arboviroses, levando os profissionais de saúde a suspeitarem de dengue. Contudo, exames mais detalhados revelaram a presença do vírus da Febre Oropouche em seu organismo.

O resultado positivo de um paciente, suspeito de ter contraído dengue, foi confirmado hoje (24) pelo Lacen. Segundo o secretário de saúde, Emídio Bachiega, a febre do oropouche é uma doença rara, que às vezes é confundida com dengue e da chikungunya .

“Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, teremos uma reunião na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, para avaliar com especialistas quais providências serão adotadas, após a confirmação de um caso de febre do oropouche em Apucarana”, informou Bachiega.

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana solicitou o aumento do número de exames sentinela. De cinco, o número subirá para dez, a fim de monitorar e identificar eventuais novos casos.

A Febre Oropouche, transmitida principalmente por mosquitos do gênero Culicoides, é uma doença febril aguda com sintomas semelhantes aos da dengue, tornando o diagnóstico preciso essencial para o tratamento adequado e o controle da disseminação.

Casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente nos estados da região Amazônica.

TRANSMISSÃO

A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

SINTOMAS

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da Febre do Oropouche é clínico, epidemiológico e laboratorial.

TRATAMENTO

Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

PREVENÇÃO

Evitar áreas onde há muitos mosquitos, se possível.

Usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplique repelente nas áreas expostas da pele.

Manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas.

Se houver casos confirmados na sua região, siga as orientações das autoridades de saúde local para reduzir o risco de transmissão, como medidas específicas de controle de mosquitos.

 

Conhecidos os melhores colocados do xadrez na fase municipal dos JEP´s

Alunos dos colégios Canadá, Mater Dei e Nossa Senhora da Glória (Glorinha) foram os destaques da modalidade de xadrez (masculino e feminino), classes “A” e “B”, pela fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), que aconteceu nessa quarta-feira (24/04), no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina, em Apucarana.

A competição, que termina nesta quinta (25/04) no mesmo local, com a final do xadrez convencional por equipe, é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e do Núcleo Regional de Educação.

No xadrez rápido feminino “B”, a campeã foi Ana Vitória Pereira, do Mater Dei, seguida por Isadora Rizo, do Canadá, e Rebeca Rizzo, também do Mater Dei.

Flávia Marchi, do Mater Dei, ficou em primeiro lugar no xadrez rápido feminino “A”. Isabela de Souza, do Canadá, obteve a segunda posição e Nicolly Souza, do Colégio Tadashi Enomoto, ficou na terceira colocação.

Já no xadrez relâmpago feminino “A”, a primeira colocada foi Emily Santos, do Canadá, seguida por Flávia Marchi, do Mater Dei e Nicolly Souza, do “Tadashi Enomoto”.

No masculino a classificação ficou assim: rápido “B” – 1º) Pedro Moliani Garcia (Nossa Senhora da Glória); 2º) Thiago Lopes (Nossa Senhora da Glória); e 3º) Gabriel Reis (Mater Dei).

Relâmpago “B” – 1º) Thiago Lopes (Nossa Senhora da Glória); 2º) Pedro Moliani Garcia (Nossa Senhora da Glória); e 3º) Gabriel Reis (Mater Dei).

Rápido “A” – 1º) Franco Mincache (Mater Dei); 2º) João Guilherme Ohya Jorge (Canadá); e 3º) Ian Cazange (Canadá).

Relâmpago “A” – 1º) João Guilherme Ohya Jorge (Canadá); 2º) Daniel Takiguti (Canadá); e 3º) Franco Mincache (Mater Dei).

Os dois melhores colocados de cada categoria do xadrez se classificaram para a macrorregional dos JEP´s que também ocorrerá em Apucarana de 12 a 16 de junho.

As medalhas aos destaques da modalidade no Centro da Juventude foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Augusto Molina Ferreira, e pelo superintendente da Secretaria Municipal de Esportes, José Marcelino da Silva, o Grillo.

FECHAMENTO DOS JOGOS – O Complexo Esportivo Lagoão sediará nesta quinta-feira (25/04), a partir das 8h30, a modalidade de atletismo nas categorias masculina e feminina “A” e “B” pela fase municipal dos JEP`s. A competição, que será disputada com provas de 80m, 100m, 150m, 200m, 400m, 800m, 2.000m e 3.000m, fechará a fase municipal que é classificatória para a macrorregional.

Estão inscritos no atletismo alunos/atletas dos colégios Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Alegria, São José, Canadá, Mater Dei, Tadashi Enomoto, Heitor Furtado, Izidoro Luiz Cerávolo, Santos Dumont, Padre José Canale e Osmar Guaraci Freire.