O apucaranense Giovane Vieira de Paula, de 26 anos, o “Pantera Negra”, que defende a Seleção Brasileira de Paracanoagem, participou nessa quarta-feira à tarde (24/04) da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. Na ocasião, ele foi um dos homenageados pelas conquistas alcançadas em sua carreira pelo paradesporto do Estado.

O evento, organizado pelos deputados estaduais Alexandre Curi (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD), teve a participação do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, acompanhado da vereadora Jossuela Pirelli; do secretário de esportes, Tom Barros; secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin; e pelo atleta de handebol do município, Rafael Hidalgo Lobato, além da professora Jane Rezende de Morais Piedade Longhini, mãe do paratleta.

Durante o evento foram homenageados com menção honrosa, 89 atletas e treinadores do paradesporto estadual, que representam o Paraná em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, o Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.

“Receber estes atletas e técnicos aqui no Legislativo é uma emoção enorme. É um momento para valorizarmos os atletas paralímpicos e homenageá-los por tudo que já fizeram pelo esporte. Eles são exemplos de vida para todos, porque através deles as pessoas se motivam a praticar esportes”, destaca Bazana.

Giovane, que discursou em nome de todos os homenageados atua na paracanoagem há dez anos e, atualmente, vem treinando em Curitiba, visando o Mundial que ocorrerá de 8 a 12 de maio em Szeged, na Hungria. A disputa na Europa vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris, competição que será disputada de 28 de agosto a 8 de setembro.

“Estou muito feliz por receber essa homenagem, que valoriza o paratleta do Paraná, que possui grandes talentos e tem muitos campeões. Agora vou em busca de mais um desafio que é lutar pela vaga dos Jogos Paralímpicos de Paris. Agradeço ao apoio do prefeito Junior da Femac, a minha mãe por sempre me incentivar e a todos aqueles que torcem por mim”, disse Giovane.

O prefeito Junior da Femac, que fez parte da mesa das autoridades no evento, ressaltou que a homenagem foi aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais. “O Giovane é um paratleta com um cartel espetacular e que é orgulho para Apucarana. Importante lembrar que ele foi medalha de prata na paraolimpíada do Japão”, assinalou Junior da Femac.

“Foi um prazer poder participar dessa homenagem de hoje aos paratletas do Estado, em especial ao nosso campeão Giovane que nos últimos anos vem brilhando nas competições nacionais e internacionais da paracanoagem e que com sua garra e determinação conseguirá participar da sua segunda paralímpiada”, comenta Tom Barros.

O secretário de esportes do Paraná, Hélio Wirbiski participou da sessão solene e destacou que “Os paratletas têm nos oferecido exemplos de perseverança, de luta e de organização com atletas vencedores e treinadores reconhecidos mundialmente. E o Poder Legislativo, principalmente o apoio do deputado Bazana, e todos os deputados aqui da Assembleia, a Comissão de Esporte, tem apoiado muito a Paraná Esporte que hoje é referência no desenvolvimento do paradesporto”.

O paratleta de Apucarana tentará pela segunda vez se classificar para uma Paralímpiada, pois na temporada 2021, em Tóquio no Japão, o jovem competidor paranaense conquistou a medalha de prata na prova VL3 de 200m na canoa.

Giovane no ano passado conseguiu bons resultados, sendo campeão pan-americano e também do Campeonato Sul-Americano, em competições que foram realizadas em Lagoa Santa-MG. No mesmo município, ele também conquistou o título do Campeonato Brasileiro Interclubes, representando o Iate Clube, de Londrina.

Na solenidade nessa quarta-feira na Alep, foram premiados atletas de 23 cidades nas modalidades de atletismo, badminton, basquete em cadeiras de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeiras de rodas, futebol de 5, goalball, judô, levantamento de peso, natação, rugby em cadeiras de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro esportivo, triathlon e vôlei sentado.