Quatrocentos e cinquenta moradores da Vila São Carlos começaram a receber sacolas retornáveis para a coleta seletiva do lixo domiciliar. A distribuição teve início nesta sexta-feira (13/07), defronte ao ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), durante o lançamento do projeto piloto que será desenvolvido no bairro em uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana. Além de aumentar a quantidade de materiais coletados, a iniciativa visa melhorar a qualidade do que é destinado à cooperativa.
“Atualmente, 40% do reciclável gerado pelas residências vai direto para o aterro sanitário, ou seja, não é separado na origem e, cerca de 50% do que chega à Cocap não pode ser reciclado e precisamos destinar ao aterro pois vem misturado a lixo orgânico ou descartado de outras formas incorretas, sem a devida lavagem por exemplo ”, disse Antônio Roberto Nogueira, interventor da cooperativa.
Entre 200 e 250 toneladas de lixo reciclável são recolhidas todos os meses pela Cocap e geram renda a 43 famílias de cooperados. As sacolas disponibilizadas são feitas dentro da própria cooperativa, com material recolhido pela entidade. Têm durabilidade média estimada em 12 meses e capacidade para até 100 litros de material. “É um recipiente grande, pensado para acondicionar a produção de reciclável de toda uma semana. O morador colocará todos os recicláveis nesta sacola e nossa equipe vai colocar tudo no caminhão, devolvendo a sacola ao morador”, explica Nogueira. Ele orienta cuidados especiais com alguns materiais, como cacos de vidro, que devem ser bem embalados e identificados para evitar que os cooperados se firam, e óleo de cozinha usado, que deve ser acondicionado em garrafas pets. “Há outros cuidados simples, como passar uma água nos recipientes, que contribuem para a melhora da qualidade do reciclável”, comenta.
Para inibir a ação de atravessadores, que se antecipam à coleta da Cocap e retiram apenas o material reciclável mais valioso, as sacolas retornáveis trazem um alerta de que só podem ser manuseadas pelos moradores e cooperados, com a inscrição “Propriedade da Cocap – Furtos e Roubos Lei 9.279/96”. “Estamos orientando os moradores a fazerem esta vigilância, identificando possíveis infratores, seja fotografando, anotando a placa dos veículos, para que possamos tomar as medidas judiciais cabíveis”, explicou o interventor da Cocap.
O projeto piloto terá duração de 90 dias. “Percorremos casa por casa da Vila São Carlos e, das cerca de 1.800 famílias, 450 aceitaram fazer parte deste início de trabalho e agora estão começando a receber suas sacolas retornáveis. Em três meses vamos fazer a avaliação dos resultados obtidos neste perímetro quanto ao aumento e melhora da qualidade do que foi coletado e o plano é expandir gradativamente para toda a cidade”, explicou Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente.
A ideia da sacola retornável surgiu a partir de uma pesquisa solicitada pelo prefeito Beto Preto. “Ele nos solicitou estudos para melhorar a coleta seletiva na cidade e encontramos na pequena São Carlos do Ivaí este modelo que, de início, já melhorou em 30% a quantidade e qualidade do material recebido pela cooperativa daquele município. Sabemos que Apucarana é uma cidade bem maior, mas estamos muito confiantes de que a população vai aderir a esta inovação que visa tanto o ganho ambiental, prolongando a vida útil do aterro e evitando que o lixo seja incorretamente descartado no meio ambiente, como também o ganho social, uma vez que a coleta seletiva através da Cocap gera renda para muitas famílias”, pontuou Bobig.
Moradora do bairro, Maria Luíza Domingues foi pessoalmente retirar sua sacola retornável. “Sempre reciclei o meu lixo. Morei por muitos anos em Curitiba, que é referência na coleta seletiva e agora com esta sacola ficará ainda mais fácil separar o material. O planeta merece este cuidado, espero que a partir desta campanha mais apucaranenses participem da reciclagem”, comentou.
Durante o ato de lançamento do projeto piloto, o prefeito Beto Preto esteve representado pelo secretário Municipal da Agricultura, José Luiz Porto. “Em tudo que se faz na vida precisamos por dignidade. O que muitos chamam de lixo é na verdade material valioso para diversas famílias que sobrevivem da reciclagem. O prefeito Beto Preto tem grande preocupação com o meio ambiente e com as pessoas. Reciclar é algo imprescindível para que tenhamos futuro, a natureza exige isso e o ser humano precisa ter a consciência e a atitude de reciclar. Sem dúvidas essa iniciativa da sacola retornável dará vários frutos”, disse Porto.
Parceria – Paralelo ao repasse das sacolas às famílias que aderiram ao projeto, o curso de Economia do campus Apucarana da Unespar levou informações sobre economia doméstica e o Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas realizou oficinas de orientações sobre a correta reciclagem dos materiais, compostagem orgânica e utilização de óleo de fritura para fabricação de biocombustível. A ideia é realizar uma parceria para transformar o material coletado pela Cocap em combustível para os próprios caminhões da cooperativa. Já o Sesc estará presente com testes rápidos de saúde e sua estrutura de entretenimento. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Luciano Molina.
Pré-cadastro – Moradores de outros bairros de Apucarana interessados em aderir ao modelo de sacola retornável, que prevê expansão para toda a cidade, já podem realizar um pré-cadastro para receber gratuitamente o recipiente. A pessoa pode procurar tanto a Cocap – Tv. Palmeiras, 111 – telefone: 3422-1493, quanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Rua Lapa, 233 – telefone: 3423-0142”, orienta Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente.