O Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sediando, nesta semana, dois grandes eventos institucionais: o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – SICITE, e o Seminário de Extensão e Inovação – SEI. Este último foi aberto na noite desta quinta-feira (8), em solenidade realizada no Auditório Galha Azul, no Campus da Unespar/Fecea.
O vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, representou o prefeito Beto Preto na abertura do seminário. Ele saudou as autoridades e deu boas vindas aos cerca de 1.500 acadêmicos de campus da UTFPR no Paraná. “Para nós apucaranenses é uma honra sediar este magnífico campus da UTFPR, que vem se expandindo e formando excelentes profissionais”, assinalou Junior da Femac.
Ele destacou ainda que o desenvolvimento do Brasil vem sendo alavancado pela qualidade de instituições como a UTFPR. “Estas universidades públicas , com ensino gratuito e de qualidade é que fazem a diferença na vida das pessoas “, enalteceu o vice-prefeito.
O Reitor Luiz Alberto Pilati disse que a UTFPR é uma jovem universidade e já se destaca no cenário nacional e até internacional, com apenas 15 anos de atividades. “Estamos entre as três melhores do País no registro de patentes e softers. Só neste ano já ultrapassamos a casa de 100 pedidos de registros”, informou Pilati, reiterando a qualidade do ensino na UTFPR.
Os dois seminários envolvem a participação da comunidade acadêmica dos treze câmpus da UTFPR no Estado: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Toledo.
O SICITE foi aberto na segunda-feira, em sua 13ª edição. O seminário de iniciação científica é considerado o principal evento multicâmpus da UTFPR, destinado a dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação para toda a comunidade acadêmica e a sociedade.
Já a 8ª edição do SEI, com foco em extensão, inovação tecnológica e cultura desenvolvidas por acadêmicos e servidores da UTFPR, teve suas atividades realizadas na quinta e sexta-feira.
Nesta semana, o Câmpus Apucarana da UTFPR recepcionou aproximadamente 1500 alunos, que ficarão hospedados na cidade para participar das atividades dos dois seminários.