A noite de 8 de novembro entra para a história da educação municipal de Apucarana pelo orgulho de ver um projeto implantado nas escolas e CMEIs da cidade figurar entre os dez finalistas do mais prestigioso prêmio literário do Brasil. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, com centenas de personalidades de destaque na cultura brasileira, teve Apucarana representada pela secretária municipal de Educação Marli Fernandes.
A categoria em que o projeto “O Prazer da Leitura Mais Perto de Você” foi inscrito e classificado é uma inovação trazida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta 60ª edição: “Formação de Novos Leitores”. Em Apucarana, estantes sobre rodinhas, as bibliotecas itinerantes, estão presentes em todas as salas de aulas do município a partir do Pré I até o quinto ano. Os alunos não precisam sair da classe para ler. Os livros estão lá, ao alcance das mãos. Cada um dos 23 CMEIs também dispõe de uma biblioteca itinerante, com livros próprios para a educação infantil. Criatividade, imaginação e contação de histórias têm que começar desde cedo.
Leitura de Mundo Implantado em 2015, o projeto tem como norte tornar o livro mais acessível ao estudante. Essa intimidade com a leitura, adquirida desde o início da vida escolar, transforma a maneira que a criança verá o ato de ler. São cerca de cem livros em cada estante móvel, que os alunos leem em sala, manuseiam, levam para casa em sacolas do projeto, conversam a respeito com os pais, com os colegas.
Para a professora Marli Fernandes, secretária municipal de Educação, o passo inicial é definitivo e essencial no futuro dos alunos “Eles ficam íntimos das histórias que são contadas nos livros. É essa relação que vai fazer com que consigam interpretar o que leem. E isso altera, sobremaneira, a leitura do mundo que os circunda. Além, é claro, do desempenho escolar deles, já que interpretação de texto está presente em todas as disciplinas”, explica. “O que observamos nos anos de implantação do projeto é que ler acabou sendo uma espécie de premiação. As crianças acabam de fazer as tarefas e vão pegar os livros das estantes. Ler é prazer”, afirma Marli.
Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e Eva Furnari estão entre os autores que as crianças da rede municipal não apenas leem, mas interpretam, fazem jograis, oficinas de poesia, assistem filmes com adaptações de obras. Todos os anos, as escolas promovem Semanas Literárias para que os estudantes compreendam o diálogo entre as artes e entendam o lugar que a literatura ocupa.
Também anualmente é promovido um Sarau de Poesias, como incentivo à leitura de um gênero textual mais complexo. Primeiro trabalha-se a linguagem poética nas salas de aula. Depois, todas as escolas fazem recitais internos. Na fase final, o Cine Teatro Fênix recebe um aluno de cada escola, que recita o poema também pré-selecionado. A lotação completa mostra o sucesso da iniciativa.
Oscar da Literatura O prefeito Beto Preto afirma ter ficado muito entusiasmado pela classificação de Apucarana entre os finalistas do Prêmio Jabuti. “Nossa cidade assume uma posição de destaque no cenário nacional das iniciativas de formação de novos leitores, o que é uma prova cabal de que nossos investimentos na educação municipal são reconhecidos e vão na direção certa. Os pequenos apucaranenses têm um início privilegiado, um ponto de partida lá na frente. É isso me deixa muito satisfeito”, diz o prefeito.