A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) começou hoje (8) Apucarana, com atendimento em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada a crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses), incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

O prefeito Junior da Femac reforça o apelo para os pais levarem seus filhos para receber a vacina da pólio e lembra que também está sendo realizada campanha da Multivacinação para atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade.

As campanhas da Polio e Multivacinação seguem até 9 de setembro, com o Dia D acontecendo no dia 20 de agosto. “A meta em Apucarana é vacinar 6.450 crianças contra a paralisia infantil. Pais e responsáveis podem procurar uma dos 26 locais de vacinação, de segunda-feira a sexta-feira, entre 8 horas e 16h30, não esquecendo de levar a carteirinha de vacinação do seu filho”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A campanha multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. São disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e Covid-19, entre outras.

As duas campanhas de vacinação coincidem com realização da vacinação contra a COVID-19. As doses podem ser aplicadas simultaneamente com a vacina contra a Covid-19 na população a partir de 03 anos de idade.