A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana passou a contar com um painel eletrônico para chamar os usuários para o atendimento. Até então, o procedimento era feito por um funcionário que se dirigia até a sala de espera e anunciava verbalmente os nomes dos pacientes.
A operacionalização do novo sistema, através de uma TV de 42”, instalada na sala de espera, começou na semana passada. O visor da TV mostra o nome da próxima pessoa a ser atendida e a comunicação visual é reforçada pelo áudio que faz o anúncio simultaneamente.
O primeiro procedimento dos pacientes ao chegar no UPA, no entanto, continua sendo se apresentar na recepção para fazer o cadastro. “O equipamento instalado visa melhorar o acolhimento do usuário no UPA, já que fica registrado no painel que determinada pessoa foi chamada. Isso reduz problemas como em casos de o atendente chamar o paciente e ele alegar que não ouviu ou que está havendo demora para o seu atendimento”, explica o vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega
Voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência médica, a UPA registra uma média diária de 300 atendimentos. A prioridade, no entanto, sempre é para os casos mais graves, de acordo com a classificação de risco.
“Não é por ordem de chegada. É preciso reforçar que as urgências e emergências serão sempre prioridade”, conscientiza o diretor-administrativo da UPA de Apucarana, Erlan Robison Bosso.
Ele lembra que na portaria da unidade há um painel com a classificação de risco. “Há todo um protocolo, com os casos enquadrados na cor “Vermelha” ou “Amarela” sempre tendo prioridade e sendo passados à frente”, detalha Bosso.

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