Integrantes do Grupo Gestor do Território Vale do Ivaí estiveram reunidos nesta quarta-feira (28/06) com o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto. Os membros do grupo fizeram uma explanação das principais ações desenvolvidas nos 27 municípios que integram o território, visando firmar parcerias e integrar as iniciativas junto a Amuvi.
Estiveram presentes no encontro Mário Bezerra Guimarães, chefe do núcleo regional da Seab e Geraldo Sincero, representando a Emater, além de Lúcia Socoloski e Lúcia Maia Buzato, respectivamente, coordenadora e secretária do grupo gestor, e a vereadora de Apucarana, Márcia Sousa.
Uma das ações discutidas, por exemplo, é a criação de um Centro de Difusão Tecnológica em Fruticultura do Vale do Ivaí. “São documentos que foram colecionados ao longo de um ano e meio, com o objetivo de trabalhar a cadeia produtiva da fruticultura, desde a formação de mudas até a comercialização”, explica Mário Bezerra Guimarães, informando que a intenção é que a sede do centro se estabeleça em Apucarana.
O grupo também pretende dialogar com universidades da região, visando a abertura de cursos de especialização em fruticultura de nível médio e superior.  Outras ações previstas são a capacitação de lideranças municipais e a implantação de um centro de comercialização de produtos, além do assessoramento a cooperativas e associações para a captação de recursos.
O prefeito de Apucarana ressaltou que o Território Vale do Ivaí é um indutor do desenvolvimento regional, sendo devidamente reconhecimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). “A nossa contribuição será no sentido de potencializar politicamente as ações. Quero parabenizar o trabalho do grupo gestor, que vem sendo conduzido até de maneira heroica. Nos próximos dias vou pautar esse assunto junto aos prefeitos da Amuvi”, assegurou Beto Preto.