Treze alunos da rede municipal de ensino que integram o programa de miniatletismo, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana, participam nesta sábado (16/12), a partir das 13h30, na pista do Ibiapuera, em São Paulo, da 24ª Corrida São Silvestrinha.
Idealizada com o objetivo de incentivar a prática esportiva e ampliar a base do esporte, a competição reúne atletas de 6 a 17 anos de todo o Brasil. O prefeito Beto Preto conta que embarcam para São Paulo os alunos com melhores marcas esportivas no ano. “Fizemos a seletiva durante as corridas de rua das escolas municipais e os 13 atletas da rede municipal que vão estar na São Silvestrinha, representando todos os demais que participam do programa, são aqueles que obtiveram os resultados mais expressivos em suas categorias”, explicou.
Ao longo do ano, os treinamentos acontecem nas escolas e na pista do Complexo Esportivo José Antônio Basso, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 16h30 às 18 horas. “O miniatletismo é uma das prioridades da atual administração. Os kits começaram a ser distribuídos em 2014 e atualmente estão disponíveis em toda a rede municipal de ensino”, relata Beto Preto. Os estudantes têm a oportunidade de praticar ludicamente saltos (em distância, altura e com vara), lançamentos (disco, martelo e dardo), arremesso de peso e corridas (velocidade, meio fundo, fundo, barreiras e obstáculos).
Esta é a primeira vez que o projeto leva atletas para a São Silvestrinha. “Temos um prefeito que é grande incentivador do esporte e com isso a cada dia os resultados melhoram, não só no atletismo, mas em todas as demais modalidades”, disse o técnico da equipe, José Marcelino da Silva (Grilo), que na competição vai ser auxiliado pelos professores Juninho e Helen.
Grilo explica que o evento deste sábado na capital paulista marca a abertura da programação oficial da 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro mas, diferente da prova internacional que tem percurso longo, a São Silvestrinha proporciona distâncias curtas especialmente determinadas para cada uma das idades, que vão desde os 50 metros para crianças de 6 anos a 800 metros para a categoria de 17 anos. “Nossa equipe será composta por crianças nascidas entre 2006 e 2008, por isso vão disputar entre os 60 e 80 metros”, detalha Grilo.
Os atletas apucaranenses que vão participar do evento são: Pedro Henrich Machado de Oliveira, Gabriel Felipe de Almeida, Pierri Cavalcante Bueno, Samuel da Silva Biz, Raissa Eduarda Mariotto Moretti Fernandes, José Vitor Ribeiro, Luiza Freitas, Thalis Henrique Mariotto Moreti Fernandes, Any Beatriz T. Miranda, Gabriel Souza de Oliveira, Guilherme Henrique da Silva Barbosa, Lorrainy Rayssa de Melo e Maria Eduarda de Araújo Lima.
“Independente de premiações, a participação já é um troféu. Vamos competir para buscar pódio, mas acredito que todos vão trazer na bagagem a experiência de participar de uma das maiores provas da categoria no Brasil e isso já é uma grande vitória e incentivo”, comentou o treinador Grilo.
Entre os diversos talentos já revelados pela São Silvestrinha, ele cita o maratonista Franck Caldeira. A prova é uma realização e propriedade da Fundação Cásper Líbero, promovida pelo site Gazeta Esportiva, com transmissão exclusiva da TV Gazeta. Conta com o especial apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo e supervisão técnica da CBAt, FPA.