O barulho alto da sirene chamou atenção de quem passava pelo centro de Apucarana na manhã deste sábado (25/05), em uma simulação de acidente. A atividade foi desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), estudantes de enfermagem do Senac e outras instituições.
A atividade encerrou a programação do “Maio Amarelo” e visou mostrar à população como funciona a dinâmica de trabalho, além de falar sobre a prevenção de acidentes. De acordo com  Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito, diversas ações foram desenvolvidas durante a campanha, como  doação de sangue no Hemonúcleo, passeio ciclístico e motociclístico, blitz educativa e a simulação de acidente, entre outras. O mês de maio foi fixado em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
A tenente Ana Paula Zanlorenzi relatou que a atividade de sábado simulou um acidente envolvendo dois carros, onde uma vítima não usava o cinto de segurança e foi ejetada para fora do veículo com a batida. “Nós mostramos a importância do uso do cinto de segurança. Neste caso, os ferimentos da vítima eram falsos, mas que imitam muito bem a realidade. Os carros usados aqui, por exemplo, foram danificados em acidentes reais. Às vezes, a pessoa não coloca o cinto porque vai a um lugar próximo, mas o motorista precisa ter a consciência de que, para a vida, não temos uma segunda chance e que um acidente pode acontecer a qualquer momento”, comenta.
Segundo a tenente, desde o começo do ano até agora já foram aproximadamente 300 ocorrências de acidentes atendidas em Apucarana e na região, com o saldo de 10 mortes. “Esses números preocupam uma vez que em todo 2018 foram 23 mortes, ou seja, já estamos praticamente com a metade desse saldo”, alerta.
Ainda de acordo com a tenente, a ideia foi mostrar para a população que seguir regras básicas no trânsito, como não falar ao celular, respeitar os limites de velocidade e usar o cinto de segurança são fundamentais para evitar acidentes.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte