A Prefeitura de Apucarana se juntou aos esforços de ajuda aos desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul.  Através da Secretaria de Assistência Social, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, foi estruturado um serviço de coleta de donativos. As doações, que podem ser deixadas em oito pontos de coleta, podem ser de água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, cobertores e colchões.

A iniciativa da Prefeitura soma com a campanha solidária SOS RS, já desenvolvida pelo Governo do Estado, e com iniciativas de entidades e de pessoas que voluntariamente estão se mobilizando. Os novos pontos de coleta foram definidos nesta segunda-feira (06/05), em reunião entre o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, major Élcio José de Meira, o secretário municipal de Assistência Social, Juliano Dalla Costa, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Andrade.

O prefeito Junior da Femac afirma que todos podem contribuir de alguma forma para socorrer as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. “O Brasil todo acompanha o que está acontecendo com o povo gaúcho, que mais uma vez – a exemplo de setembro do ano passado – está sofrendo com as consequências das mudanças climáticas. As imagens são fortes, impactantes e chocantes. Se não podemos estar presentes no local, podemos contribuir nos mobilizando e arrecadando materiais para ajudar as vítimas”, frisa Junior da Femac.

O prefeito lembra que esta é a pior enchente da história do Rio Grande do Sul, superando a registrada em 1941. “A cada dia os números são atualizados e a cada dia somos impactados com vídeos e informações devastadoras. Convoco a população de Apucarana a fazer as doações, a exemplo do que está acontecendo país a fora. É momento de nos solidarizarmos e de fazermos algo concretamente para auxiliar”, reforça Junior da Femac.

O secretário municipal de Assistência Social, Juliano Dalla Costa, informa que a campanha será desenvolvida por tempo indeterminado e os donativos poderão ser deixados nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas duas unidades de apoio existentes em Apucarana. “Além disso, as doações poderão também ser deixadas no quartel central do Corpo de Bombeiros, no Lagoão e na Guarda Civil Municipal”, completa Dalla Costa.

Devido ao espaço, Dalla Costa solicita que cobertores e colchões sejam levados diretamente nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. “Estes dois locais também vão funcionar como pontos de armazenamento. Diariamente, nossas equipes vão percorrer os pontos de doação e levarão os donativos até o Bombeiros e a Guarda”, explica, lembrando que, para quem quiser doar roupas e sapatos, existe um ponto de arrecadação deste e outros materiais na Casa da Indústria, através de uma iniciativa do Sivale.

CAMINHÃO COM DONATIVOS – O comandante do Corpo de Bombeiros afirma que o primeiro caminhão com destino ao Rio Grande do Sul deve sair de Apucarana entre amanhã e quarta-feira. “Já estamos recebendo os donativos aqui no quartel central desde a semana passada e estamos aguardando o caminhão da Secretaria Estadual de Educação. Vamos reunir todo o material, incluindo dos postos de Bombeiros de Mandaguari e Jandaia do Sul, para o envio desta primeira remessa de donativos”, anuncia Meira.

O item mais arrecadado até o momento é água, por meio de galões e fardos. Entretanto, os apucaranenses estão contribuindo com vários outros itens, como cestas básicas e gêneros alimentícios, entre os quais arroz, feijão, leite, bolacha, farinha e macarrão. Também compõem os donativos diversos materiais de higiene pessoal e de limpeza. “As pessoas estão nos procurando e manifestam o desejo de cooperar e de exercer a solidariedade”, salienta o comandante do Grupamento de Bombeiros.

Além da arrecadação já feita, Meira lembra que dois membros – um sargento e um cabo – do 11º Grupamento estão participando diretamente das ações de socorro e resgate no Rio Grande do Sul. “Eles integram uma força-tarefa permanente do comando regional de Londrina e participam de constantes treinamentos para enfrentamento de situações de desastres e calamidades, tendo já atuado em operações dentro e fora do Estado do Paraná”, completa Meira.

PONTOS DE COLETA DE DOAÇÕES

Ginásio do Complexo Esportivo Lagoão – Rua Antônio Ostrenski, s/n – Vila Sao Carlos

Corpo de Bombeiros – Rua Ponta Grossa, 1949

Guarda Civil Municipal – Rua Jamil Soni, 241

CRAS I – Avenida Central do Paraná, 1420 – Jardim América.
Telefones: (43) 3308-1451.

CRAS II – Rua Ilson Ferreira Guerra, 15 – Residencial Sumatra II.
Telefones: (43) 3308-1452.

CRAS III – Rua José Garcia Perez, 111 – Vila Reis.
Telefones: (43) 3308-1453.

CRAS IV – Travessa Padre Tito Cerassoli, 63 – Jardim América.
Telefones: (43) 3308-1454.

CRAS de Apoio ao CRAS I – Rua Cecílio Luz, 145 – Loteamento Sanches dos Santos.
Telefones: (43) 3308-1449
CRAS de Apoio ao CRAS III – Rua Santa Rita, 202 – Vila Nossa Senhora da Aparecida.
Telefones: (43) 3308-1420.