O prefeito Júnior da Femac e a dirigente municipal de educação Marli Fernandes estiveram reunidos hoje (8/8) com o secretário de educação do Paraná, Renato Feder, que veio à cidade para uma visita ao Colégio Izidoro Luiz Cerávolo, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Apucarana.
Durante o encontro, Renato Feder expôs os investimentos que estão sendo feitos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) a fim de melhorar a estrutura dos estabelecimentos de ensino da sua rede. “Somente na região do NRE de Apucarana, cerca de R$ 10 milhões estão sendo aplicados na reforma de onze prédios. Nós aproveitamos para anunciar a retomada das melhorias no Colégio Agrícola Manoel Ribas e o início das obras dos colégios Izidoro Luiz Cerávolo e Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira,” adiantou.
Ele também detalhou as ações pedagógicas que estão sendo introduzidas para apoiar os professores em sala de aula e reduzir a evasão escolar, como a Avaliação de Fluência em Leitura, a Prova Paraná, o Projeto Tutoria e o Programa Presente na Escola. “Para que vocês tenham uma ideia, a frequência escolar dos alunos da rede estadual já subiu de 85% para 92,6%, na área do NRE de Apucarana, desde que essas iniciativas começaram a ser implantadas,” disse o secretário.
Para o prefeito Junior da Femac, o governador Ratinho Junior e o secretário Renato Feder têm um forte compromisso com a educação. “Eles possuem o mesmo sonho nosso, que é o de formar uma geração de cidadãos vencedores para o Paraná. Por isso, é uma alegria muito grande recebê-lo pela primeira vez na nossa cidade,” afirmou o prefeito, enaltecendo os novos projetos que estão sendo implantados na educação paranaense.
“O secretário estadual de saúde Beto Preto é um grande parceiro meu, por quem sinto imensa admiração. Apucarana fez um enorme avanço em educação na gestão dele e do seu sucessor Júnior da Femac. Destaco a nota 7,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a enorme conquista de medalhas nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a qualidade da Educação Integral. Isso mostra que a cidade de vocês já está em um nível europeu de ensino e serve como exemplo a ser seguido nacionalmente,” enalteceu o secretário Renato Feder.
Participaram também do encontro de hoje no Colégio Izidoro Luiz Cerávolo, o deputado estadual José Aparecido Jacovós; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Cristine Pablos Rossetti; e os prefeitos de Borrazópolis, Adilson Lucchetti; de Kaloré, Whashington Luiz da Silva; de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda; de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla; de Ariranha do Ivaí, Augusto Aparecido Cicatto; e de Farol, Angela Kraus, além de diversos vereadores e dirigentes municipais de educação da região.