O secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, Tom Barros, participou de segunda a quarta-feira (06 a 08/05), no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), em Curitiba, do 9º Encontro de Gestores de Esporte do Paraná – “O Esporte que Queremos”. O evento, que acontece anualmente no Estado, teve a presença de mais de 400 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, diretores de federações e a equipe da Secretaria de Estado do Esporte. O objetivo é promover uma capacitação permanente dos gestores municipais no que diz respeito às políticas públicas para a área.

Tom, que esteve acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Esportes de Apucarana, Rafael Hidalgo Lobato, participou do encontro pela primeira vez. “Foram três dias adquirindo novas experiências, pois estivemos reunidos em Curitiba com vários dirigentes esportivos de todo o Estado. Foi um evento muito significativo e importante para o esporte do Paraná, hoje um dos mais fortes do país. Fomos bem recebidos, discutimos situações de gestão esportiva, participamos de debates e palestras, entre outros assuntos”, destaca Tom.

Ele enfatizou que Apucarana é uma das grandes parceiras do esporte paranaense, isso porque nos últimos cinco anos a cidade realizou as principais competições relacionadas aos Jogos Oficiais do Estado. “De 2019 para cá, sediamos duas edições dos Jogos Escolares, uma dos Jogos da Juventude, uma dos Jogos Abertos e por três vezes os Jogos Universitários. Nesse ano também realizaremos a macrorregional dos Jogos Escolares de 12 a 16 de junho e a fase final dos Jogos Abertos em novembro. A equipe da Secretaria de Esportes está preparada para essas duas competições, com o apoio do prefeito Junior da Femac, consolidando o município como a casa do esporte no Paraná”, disse Tom.

“Foram dias absorvendo muito conhecimento para o desenvolvimento esportivo do município. É uma iniciativa muito importante por meio do programa O Esporte que Queremos, que oferece subsidio e incentivo para que as cidades desenvolvam instrumentos de gestão e governança, através da criação da política pública municipal, conselho municipal de esportes e fundo municipal de esportes”, frisa Hidalgo.

Estiveram no encontro em Curitiba, o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski; o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos; a coordenadora do programa o Esporte que Queremos, Josilene Anjos; o coordenador técnico do Departamento de Paradesporto da Secretaria de Esportes, Mário Sérgio Fontes; a reitora da UniBrasil, Camile Luciane da Silva; entre outras autoridades.

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Já nessa quarta-feira à tarde (08/05), Tom e Hidalgo acompanharam a primeira audiência pública de elaboração do Plano Decenal do Esporte (2026-2036), parte do programa O Esporte que Queremos, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante o evento foi apresentada a metodologia de construção do plano estratégico da década, que dará sequência ao fim do atual quadriênio (2023-2026). Ela envolve consultas públicas e audiências municipais.