A secretária Marli Fernandes recebeu, na manhã de hoje (3/8), a visita de uma comitiva da cidade de Campo Largo, situada na região metropolitana de Curitiba, que veio conhecer a estrutura e o funcionamento da rede municipal de educação de Apucarana.

“Apucarana é referência em educação no estado do Paraná. Nós estamos aqui a fim de trocar experiências e obter informações sobre os projetos que vocês desenvolvem. O intuito é copiar e levar as boas práticas no nosso município,” afirmou a secretária de educação de Campo Largo, Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco.

“Campo Largo e Apucarana são cidades parecidas, as duas têm aproximadamente o mesmo número de habitantes e de alunos matriculados na rede municipal de ensino. Entre outros assuntos, eles queriam saber como fazemos a aplicação dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), como se dá o funcionamento do transporte e da merenda escolar e sobre os projetos pedagógicos que desenvolvemos nos nossos CMEIs e Escolas, principalmente de leitura, tecnologia e educação ambiental. A troca de experiências foi muito produtiva,” avaliou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac lembrou que comitivas de várias partes do estado têm procurado a secretária Marli Fernandes depois que um estudo do Grupo Bandeirantes de Televisão e do Instituto Áquila apontou que Apucarana é o município brasileiro que oferta a melhor educação básica às suas crianças. “Desde o final do ano passado, nós já recebemos visitas de representantes de Guarapuava, Ortigueira, Santa Helena, Araucária, Maringá, Sabáudia, Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Jandaia do Sul, entre outros. É sempre um prazer dividir nossos conhecimentos e contribuir para a melhoria da educação de tantas outras crianças do Paraná e do Brasil,” disse.

Durante o encontro, a secretária Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco presenteou a secretária Marli Fernandes com exemplares do livro A Arte e a Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo, que foi editado pelo Instituto Cecílio Elias Netto em comemoração ao aniversário de 150 anos da “Capital da Louça, Porcelana e Cerâmica,” com ilustrações feitas pelos alunos da rede municipal de ensino.

Compunham também a comitiva de Campo Largo, o diretor geral de Educação, Bruno César da Cruz, e a diretora do Departamento Pedagógico, Adriane Carneiro Ferreira. “Parabéns à professora Marli Fernandes e à equipe dela pelo excelente trabalho que têm feito na rede municipal de ensino de Apucarana”, congratulou a secretária de Campo Largo, Dorotéa Stoco.