Em mais uma ação de busca ativa para aumentar a cobertura da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a Autarquia Municipal de Saúde imunizou na tarde de hoje (25) mais de 100 alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR. A adesão dos estudantes do campus Apucarana superou a expectativa da equipe da saúde que planeja repetir a iniciativa no local já na próxima semana.
A ação desenvolvida em parceria com o setor de enfermagem da UTFPR organizou, simultaneamente, a distribuição de senha e da carteirinha de vacinação onde constam as datas das duas próximas doses para complementar o esquema de imunização contra o HPV. “A ampliação da vacina para 15 a 26 anos atingiu a faixa etária dos estudantes da universidade e buscamos a parceria com a UBS Oreste Marquito para facilitar o acesso deles a essa importante prevenção”, informa a técnica de enfermagem da UTFPR, Michele Pavan.
Para o aluno do curso de engenharia civil, Victor Sinoti, 22 anos, de Marília, no estado de São Paulo, a oferta da vacina dentro do campus da universidade é a oportunidade que muitos esperavam para se proteger do vírus HPV. “Temos aula o dia todo e fica difícil conciliar o horário para ir ao posto de saúde. Eu e meus colegas achamos importante essa proteção e receber a vacina aqui facilitou muito para gente”, observa.
Destinada regularmente ao grupo prioritário meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 A 14 anos, a vacina contra HPV foi ampliada na semana passada para a faixa etária de 15 a 26 anos. A medida do Ministério da Saúde visou evitar o desperdício das doses que estão com curto prazo de validade.
As Unidades Básicas de Saúde de Apucarana estão disponibilizando a vacina para nova faixa etária desde a última segunda-feira (21). Ao mesmo tempo, equipes da saúde estão realizando ações de busca ativa, como foram os casos das UBSs Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, e Takaiti Myadi, no Núcleo Dom Romeu.
“Durante esta semana, a UBS Maria do Café levou a vacina para o Colégio Estadual José Canale, onde foram vacinados cerca de 50 alunos dentro da faixa etária de 15 a 26 anos. A Takaiti Myadi, por sua vez, esteve na Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, onde o público alvo foi de 9 a 14 anos”, informa coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva.
A campanha nacional de vacinação contra o HPV tem como grupos prioritários meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 A 14 anos, que devem completar o esquema vacinal de duas doses. Esse público alvo em Apucarana é de 13779 pessoas que, acompanhando a tendência nacional, tem registrado uma baixa adesão a vacina.
O esquema vacinal para a nova faixa etária é de três doses: zero, dois e seis meses. O Ministério da Saúde reforça que a vacina HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento de câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais 98% das verrugas genitais.