O “Maio Amarelo”, movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro, foi marcado hoje (26) em Apucarana com uma blitz educativa na Praça Rui Barbosa. A ação, realizada em parceria pela Autarquia Municipal de Saúde, 16ª Regional de Saúde e Núcleo de Prevenção da Violência e Cultura da Paz, envolveu a distribuição de panfletos, adesivos com orientações sobre medidas preventivas no trânsito.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. O amarelo, por sua vez, é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.
Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no mundo. No Brasil, mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida vítimas de acidente de trânsito.