A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, vai desenvolver ao longo da próxima semana uma estratégia para aumentar a cobertura da vacina contra a gripe entre as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos. Equipes da saúde disponibilizarão pontos de vacinação em todos os 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade.
A Autarquia Municipal de Educação irá enviar bilhete aos pais comunicando os dias em que as equipes da saúde estarão naquele determinado CMEI e irá orientá-los a levar a carteira de vacinação. “É mais uma oportunidade para aqueles pais que ainda não tiveram puderam levar seu filho para vacinar. A imunização poderá ser feita no horário de saída das crianças dos CMEIs”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Junior da Femac reitera a apelo as pessoas que pertencem aos públicos alvo a se proteger contra a gripe. “Não queremos deixar uma pessoa para trás nesta campanha. Temos 23 Unidades Básicas de Saúde realizando a vacinação de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h30. Agora vamos realizar essa mobilização nos CMEIs, num cuidado especial com a saúde de nossas crianças”, afirma Junior.
De acordo com um novo balanço divulgado hoje (10) do setor de epidemiologia da AMS, Apucarana atingiu 61,25% da meta de imunizar 40.480 pessoas.
Novo boletim de monitoramento da influenza divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Saúde aponta que 535 pessoas foram hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 99 óbitos. Do total de mortes por influenza, 88 (90%) foram em pessoas que apresentam fatores de risco como idosos, pessoas com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas. Todos esses grupos fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de maio. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância dessa população procurar os postos de vacinação e receber a vacina. A vacinação é a melhor forma de prevenir o agravamento e mortes causadas pelos vírus da gripe, principalmente nestes grupos prioritários.
A vacinação contra a gripe é destinada aos grupos prioritários formados por idosos (a partir de 60 anos); crianças 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
COBERTURA DE CADA GRUPO PRIORITÁRIO ATÉ 10 DE MAIO:
PUÉRPERAS: meta 209, vacinadas 158= 75,12%
IDOSOS: meta 15.227, vacinados 11.209 = 73%
GESTANTES: meta 1.273, vacinadas 880= 69%
PROFESSORES: meta 1.471, vacinados 1001= 68%
CRIANÇAS: meta 8.897, vacinadas 5.543= 62%
TRABALHADORES DA SAÚDE: meta 1.983, vacinados 713 = 35%
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: meta 11.247, vacinados 4.814= 42%
Conforme estabelece o Ministério da Saúde, os portadores de doenças crônicas não entram no cálculo do índice de cobertura vacinal.