A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, no Jardim Marissol, promoveu hoje (11) uma palestra no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jonas Pires, com orientação sobre técnicas de socorro em casos de engasgamento de bebês e crianças.
O treinamento foi realizado pelo condutor e socorrista do SAMU, o técnico de enfermagem Adriano Aparecido Soares e foi direcionado à direção, assistentes infantis e equipe de serviços gerais do CMEI. “É importante levar essas técnicas ao maior número de pessoas possível e assim salvar vidas. A necessidade de utilizar essas técnicas de socorro em caso de engasgo não tem hora nem lugar para acontecer”, afirma o Adriano Soares.
Um exemplo foi o caso em que uma servidora de serviços gerais da UBS Orestes Marquito que, recentemente, agiu em uma situação de esgasgamento de uma criança quando viu a mãe sair na rua em busca de socorro. A funcionária, que passava pelo local e sabia o procedimento neste tipo de caso, consegui salvar a criança.
O CMEI Jonas Pires atende 102 crianças de 4 meses a 4 anos e sua diretora Renata Panelli avalia a capacitação como um item de segurança no atendimento dos alunos. “É mais um cuidado que estamos agregamos na atenção diárias as nossas crianças”, avalia Renata.
Na palestra no CMEI, o socorrista Adriano Soares, ensinou como realizar a Manobra de Heimlich, para salvar bebês, crianças e adultos do esgasgamento. Esse tipo de iniciativa vem sendo realizada, especialmente em estabelecimentos de ensino da rede municipal. No segundo semestre do ano passado, a prefeitura de Apucarana, através da AMS, também preparou um vídeo institucional para ensinar a população, em especial os pais, como proceder em casos de engasgo de bebês. No material divulgado em locais como Escola da Gestante, Centro Infantil, site e facebook da prefeitura e da imprensa no município, o pediatra Luiz Carlos Busnardo explica em linguagem simples o passo a passo de como realizar a “Manobra de Heimlich” para desobstrução das vias aéreas em bebês.
Manobra de Heimlich
No caso de bebês pequenos, lactentes, dependendo do seu tamanho, ponha ele de barriga para baixo no seu antebraço, em um plano levemente inclinado (com a boca para a posição mais baixa, claro), com a face virada para baixo. Essa posição ajudará a força da gravidade a “escorregar” o que obstrui a garganta. Em seguida dê 5 palmadas (observe sua força no desespero para não machucar a coluna vertebral da criança) na região interescapular (embaixo das “asinhas”) e, em seguida, vire o bebê de barrida para cima e faça 5 compressões torácicas com dois dedos, alternadamente.