O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Apucarana promoveu ontem (30) uma capacitação para implantação do Protocolo de Dor Torácica que começou a ser incorporado a partir de hoje nos atendimentos das suas ambulâncias, do serviço 192.
O evento, realizado em parceria com o médico cardiologista José Leopoldo de Souza, reuniu no auditório do SENAC, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas, que atuam no SAMU e em hospitais da região. “O SAMU de Apucarana passa a contar com mais uma importante alternativa para o paciente com quadro de infarto. A partir de agora estamos o utilizando o tenecteplase, um medicamento trombolítico capaz de contribuir muito para redução do índice de mortes por infarto”, informa o coordenador de enfermagem do SAMU, Miqueias Romagnolo.
A capacitação visou passar aos profissionais de saúde qual é a indicação e utilização tenecteplase. “Foi uma grande conquista a incorporação deste medicamento nas ambulâncias do SAMU. As vítimas de infarto terão mais chances de sobreviver e ficar sem sequelas”, destaca o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.
Os pacientes podem ter o tratamento já na ambulância, uma vez que o trombolítico é de fácil e rápida administração no veículo, em dose única.
No infarto, a artéria que irriga o coração fica obstruída. Com isso, o sangue não consegue levar oxigênio para o coração e o músculo cardíaco entra em necrose (morre), causando o infarto e podendo ocasionar uma parada cardíaca. O medicamento trombolítico desfaz a obstrução e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto.
 

Publicações Recomendadas