A empresa contratada pela Prefeitura iniciou nesta semana a aplicação da capa asfáltica na Rua Cristiano Kussmaul, situada na região do Residencial Interlagos. O serviço foi executado em trecho de cerca de um quilômetro, que vai da rodovia no Contorno Sul até as imediações do Centro de Formação Família Sagrada (Cefas).
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que, por dar acesso a um bairro residencial e por fazer a ligação com o Contorno Sul e ao município de Rio Bom, a obra está sendo executada em três etapas. “O serviço foi iniciado nas imediações do acesso ao Contorno Sul, pois neste trecho não existe o posteamento de energia e não havia a necessidade de fazer o deslocamento dos postes”, explica Junior da Femac.
O prefeito afirma que este trecho inicial é o mais complexo para ser executado, especialmente devido à questão de trânsito. “Não havia condições de fazer um desvio e o trânsito ficava 100% impedido durante as obras, o que dificultava para os moradores e especialmente para os trabalhadores e empresários nesta região do Contorno Sul”, reconhece Junior da Femac, agradecendo a compreensão da população.
A obra está sendo executada pela Tapalam Construções e Empreendimentos. De acordo com Adir Silva Moreno Filho, engenheiro responsável da Tapalam, na próxima semana deverão começar as obras no segundo trecho que tem cerca de 400 metros de extensão. “A Copel já programou para os dias 5 e 6 o ligamento da nova rede e a desativação da antiga, com a retirada dos postes para que possamos iniciar esse segundo trecho”, informa o engenheiro.
Ao todo, o projeto de reconstrução e modernização será feito em uma extensão total de 2,3 quilômetros, prevendo a pavimentação,  alargamento da pista, calçadas, paisagismo, sinalização de trânsito e iluminação pública. “O procedimento será esse. Ao terminarmos um trecho, iniciamos o próximo com as obras de terraplanagem, drenagem e meio-fio”, afirma Adir, reiterando que o fluxo de trânsito será facilitado nestes dois próximos trechos. “Agora, teremos como desviar o trânsito, o que não foi possível fazer no primeiro trecho”, completa o engenheiro.