A reforma da Escola Municipal Plácido de Castro, situada no Núcleo Adriano Correia, zona sul de Apucarana, está quase concluída. Aproximadamente 95% dos serviços que estavam previstos no projeto de engenharia já foram executados. O investimento, feito com recursos próprios do município, soma R$ 422.535,94.
“Nós temos dezoito prédios em reforma e ampliação atualmente na rede municipal de ensino. As frentes de trabalho estão espalhadas por todas as regiões da cidade. Eu acredito que a continuidade das obras públicas seja imprescindível neste momento de pandemia e recessão econômica. Pois, além de garantirem um ambiente adequado à educação dos alunos, elas também têm contribuído para que muitos trabalhadores mantenham o emprego e a renda. A construtora que está tocando a reforma desta unidade de ensino é a Vitti Engenharia, que tem sede aqui em Apucarana,” disse o prefeito Júnior da Femac, durante visita, na manhã de hoje (7/7) à Escola Plácido de Castro.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, lembrou que a Escola Plácido de Castro foi construída em uma área verde. “Por isso, nós tivemos que submeter o projeto da reforma à aprovação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Isso acabou fazendo com que a obra demorasse um pouco mais para sair do papel. Mas, felizmente, o obstáculo foi superado e logo o prédio revitalizado será entregue à comunidade,” declarou.
A Escola Plácido de Castro atende a 125 alunos, matriculados em turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°).
O prédio passou pela troca de telhado, forro e pisos, revisão das instalações elétricas, reforma de cozinha, refeitório, depósito de merenda, lavanderia, sanitários e pátio, melhorias nas salas de professores, direção, coordenação e secretaria, além de instalação de cobertura em policarbonato na entrada da unidade de ensino. A reforma contemplou 684,32 m2 e a ampliação outros 16,44 m2.
A superintendente de engenharia e obras da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho, afirma que a empresa executora está dando os retoques finais na obra. “São pequenos serviços que ainda estão sendo feitos, como colocação de calhas, instalação de placas no portal de entrada e pintura de algumas paredes,” detalhou.