Além de uma ala exclusiva já em funcionamento no Hospital da Providência, o prefeito Júnior da Femac anunciou nesta segunda-feira (06/04) que a unidade materno infantil também já destacou um setor com 10 leitos para atendimento de possíveis casos em crianças. “Tenho mantido contato diário com irmã Geovana Ramos, diretora do Providência, e hoje tive mais esta boa notícia para a população. Estamos reforçando gradativamente a estrutura médica em Apucarana para enfrentar esta pandemia do novo coronavírus”, informou o prefeito. Ele lembra que o Hospital da Providência atende não só a cidade, mas todo o Norte do Paraná. “No tocante ao materno infantil, antigo Santa Helena, trata-se de uma unidade referência em parto de alto risco”, lembrou Júnior da Femac.
As informações foram repassadas durante vistoria ao almoxarifado central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). “Vim acompanhar o trabalho da equipe, chefiada pelo farmacêutico Lucas Liberati, e conferir a chegada de mais um lote de 10 mil máscaras descartáveis, de um total de 100 mil, que adquirimos para serem utilizadas por nossos agentes públicos da linha de frente de atendimento da população e de fiscalização para o Hospital da Providência e entidades sociais”, revelou o prefeito.
O material foi confeccionado por empresas e mão-de-obra locais. “São máscaras feitas em Apucarana dentro do que preconiza a vigilância sanitária, com o tecido correto. Parabenizo a todas as nossas costureiras que faziam camisetas, bonés, nunca tinham feito uma máscara na vida e agora estão salvando vidas. Obrigado a vocês e a todos os empresários que neste momento adaptaram suas linhas de produção para darem sua parcela de contribuição na defesa da sociedade contra este vírus muito perigoso e que ainda não tem vacina”, enfatizou o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, além das 100 mil máscaras descartáveis foram adquiridos mil aventais descartáveis para as equipes de saúde.
Atualizando os números de casos do novo coronavírus (Covid-19), Júnior voltou a ressaltar a importância das pessoas manterem o isolamento social. “Idoso, fique em casa. Peça para o seu filho, para o neto fazer o que demanda ir para a rua. Agora você, que não está no grupo de maior risco e tem menos de 60 anos, já imaginou levar a morte para dentro de sua casa? É isto que você vai fazer se não sair de casa só quando for extremamente imprescindível e não tomar as medidas preventivas. Então ajude ao poder público e as equipes de saúde a preservar a vida de nossos pais, de nossos avós, respeite as orientações das autoridades de saúde. Fiquem firmes. Esta semana é fundamental para definir o nosso sucesso ou não contra o Covid-19, que está rondando a nossa cidade”, disse o prefeito de Apucarana, lembrando que o Paraná já registra 11 óbitos pela doença.
Em funcionamento na sede da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), antigo PAM, o Pronto Atendimento do Coronavírus de Apucarana já atendeu a 547 pessoas, sendo que 246 casos suspeitos foram colocados em isolamento obrigatório por 14 dias e estão sendo monitorados pelas equipes da residência médica multiprofissional por telefone. “O pronto atendimento é outro grande diferencial positivo de Apucarana, direcionando casos suspeitos para um lugar só, com profissionais capacitados. Certamente alguns destes que estão em monitoramento estão com o novo coronavírus, mas ao serem rapidamente isolados, contribui para que a doença não contamine mais ninguém”, citou o prefeito Júnior da Femac.
Até o momento, apenas duas pessoas estão internadas na ala exclusiva do Hospital da Providência com suspeita da doença. “Nenhuma delas na UTI, segundo informações”, disse Júnior, lembrando que segundo decreto permanecem suspensas nesta semana o atendimento na rede municipal de ensino, atendimento presencial do contribuinte no prédio da prefeitura e demais secretarias, e comércio. “Funcionando apenas as atividades essenciais para a população, já amplamente informadas, que constam em decretos federal, estadual e municipal. O combate ao novo coronavírus é uma responsabilidade de todos os 136 mil habitantes de Apucarana. Quanto mais tempo ficarmos em casa agora, mais rápido poderemos sair do isolamento”, finalizou o prefeito.