Apucarana retoma nesta terça-feira (7) a vacinação contra a gripe que tem nesta fase como público-alvo pessoas a partir de 60 anos e mais e trabalhadores da saúde. Os pontos de imunização serão mantidos nas escolas municipais, entre 8h30 e 16 horas. Em alguns bairros a vacina é oferecida nas próprias Unidades Básicas de Saúde (veja quadro abaixo).
A novidade nesta retomada da vacinação é o ponto drive-thru na área de estacionamento do Ginásio Lagoão, em que as pessoas podem receber a dose de dentro do carro, também entre 8h30 e 16 horas. “Esse novo esquema tem a finalidade de diminuir o contato entre os idosos protegendo da contaminação do novo coronavírus. Nesta retomada da vacinação garantimos doses suficientes para atender as cerca de 8.600 pessoas dos grupos de idosos e trabalhadores da saúde que ainda não se vacinaram em Apucarana”, garante o prefeito Junior da Femac.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, orienta a população que não há necessidade de todos irem se vacinar ao mesmo tempo já nesta terça-feira. “Ao longo desta semana a vacina será oferecida até quinta-feira e temos doses suficientes”, afirma Kaneta.
Nas duas oportunidades anteriores que a vacinação foi realizada deste o início da campanha, no dia 23 de março, Apucarana vacinou 8.600 pessoas, o que corresponde 50% do público-alvo desta primeira fase. A meta no município é imunizar 17.210 pessoas, sendo 15.227 idosos e 1.983 trabalhadores da saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe tem a segunda etapa iniciando no dia 16 de abril. A partir desta data o público-alvo será ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas como  hipertensão, diabetes, asma, entre outras.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.
Relação dos pontos de vacinação Campanha Nacional Contra Gripe em Apucarana:
Escola Idalice Moreira Prates – Parque Bela Vista
Escola Albino Biachi – Jd. Trabalhista
Escola Monsenhor A. Beltrame – Jd. Colonial
UBS Bolivar Pavão Área externa ( Pátio UBS ) – Jd. América
UBS Raul Castilho Área externa ( Pátio UBS ) – Núcleo João Paulo
UBS Romeu Milane Área externa ( Pátio UBS ) – Centro
UBS Elayne Mazur Área externa (Pátio UBS) – Jd. Interlagos
Escola Edson Giacomini – Núcleo Afonso Camargo
Escola Fernando A. Costa – Residencial Sumatra
CMEI Domingos Marezi – Núcleo Adriano Correa
Escola Luis Carlos Prestes – Vale Verde, Residencial Casa Grande