A Prefeitura de Apucarana conquistou recursos que garantem a continuidade na pavimentação de ruas do Jardim Novo Horizonte. Através de emenda do deputado federal Aliel Machado (REDE/PR), foram liberados R$ 493 mil e agora o Município estuda um aporte de recursos próprios, aumentando o valor da contrapartida, para levar o asfalto a todas as ruas do bairro.
Acompanhado de assessores, o deputado esteve nesta terça-feira (23/01) em Apucarana, quando se reuniu com o prefeito Beto Preto, vice-prefeito Junior da Femac e o secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Leugi e Luciano Molina, que são do mesmo partido do deputado.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lembra que o Jardim Novo Horizonte se tornou símbolo do plano de governo da atual administração na questão da pavimentação. “Até o início de 2013, nenhuma rua desta comunidade tinha a benfeitoria. Apesar de existir há quase 40 anos, os moradores do Novo Horizonte apenas conviveram com a expectativa de promessas dos administradores passados”, lamenta o prefeito Beto Preto.
Em várias etapas de pavimentação, a atual administração já executou obras de asfalto em cerca de 70% das ruas do Jardim Novo Horizonte. “A nossa intenção é ampliar até chegar a 100% das ruas. Para isso, estamos solicitando um estudo junto à secretaria de Fazenda para aumentar a contrapartida de R$ 150 mil para a casa dos R$ 600 mil”, informa Beto Preto.
De acordo com o prefeito, nesta nova etapa já está garantida a pavimentação na Rua Agostinho Fabene e Telmiro Ribeiro da Silva, além da complementação nas ruas Ana Maria Kuke e Alexandre Balan. No entanto, se a Secretaria da Fazenda liberar o aporte de recursos próprios, mais trechos serão atendidos.
O deputado Aliel Machado afirma que o asfalto leva dignidade na vida das pessoas. “Especialmente quando o bairro ficou por tanto tempo esquecido, como é o caso do Jardim Novo Horizonte. Graças ao comprometimento das lideranças locais e agora com esta parceria, teremos condições de entregar o que é de direito da população”, frisa Aliel Machado.
SAÚDE – Além da pavimentação, também foi discutida na mesma reunião com gestores da Autarquia Municipal de Saúde a liberação de recursos para custeio na área de saúde. “Assumimos o compromisso de angariar recursos para o custeio da saúde em Apucarana. O custeio é algo que não aparece, mas é de suma importância pois ajudará o Município na hora de pagar a conta da luz, da água e em adquirir insumos”, ressalta o deputado, acrescentando que os recursos também darão uma liberdade financeira para o Município fazer outros investimentos.