O Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Apucarana, promoveu nesta semana, no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre José Canale, a Campanha “Março Lilás” de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo do útero. A ação foi realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Café e a equipe de enfermagem da Faculdade de Apucarana (FAP).

O coordenador do PSE, Paulo Ourives, afirma que o objetivo da ação foi levar orientação e reforçar o alerta junto às estudantes sobre os sintomas iniciais do câncer de colo do útero e as principais formas de prevenção.

“É importante que as mulheres conheçam os fatores de risco e adotem estilos de vida saudáveis, como não fumar e ter uma alimentação saudável. A vacinação contra HPV também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer do colo do útero”, orienta Paulo Ourives.

Na oportunidade, profissionais da saúde também destacaram a importância do SUS no Brasil e seus avanços. “O SUS é uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente desse sistema para tratar a saúde”, informa Paulo Ourives.

Publicações Recomendadas