Responsável por um evento que atenda as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), a comissão organizadora da 56ª Prova Pedestre 28 de Janeiro vai colocar uma grande estrutura médica à disposição dos 3.100 atletas inscritos na corrida do próximo sábado (27).  O atendimento nesta será garantido pela soma de esforços da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), da Faculdade de Apucarana (FAP) e do Corpo de Bombeiros.
A AMS disponibilizará ambulância, enfermeiros e técnico de enfermagem. A FAP participa com alunos dos cursos de fisioterapia e enfermagem que, supervisionados por professores, prestam atendimento aos atletas que completam o percurso e necessitam de cuidado para se restabelecer com mais rapidez. Os Bombeiros, por sua vez, reforçam a estrutura médica com uma ambulância e socorristas.
A prova será disputada em três categorias, a Vinteoitinha a partir das 17 h, a de 5 Km a partir das 19 h e a principal de 10 km, às 20h15.  “Contamos com uma estrutura médica que atende as normas de uma corrida pedestre oficial no país. Temos atletas de 5 a 75 aos e prezamos por garantir a segurança de cada um deles”, afirma a secretaria municipal de esportes, Jossuela Pinheiro.
A Prova Pedestre 28 de Janeiro é uma das grandes atrações do aniversário de Apucarana e do pedestrianismo brasileiro. É oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo desde 2004 e a esta entre as dez mais antigas do país.