Para a direção do Hospital da Providência e do Materno Infantil a boa performance de Apucarana no enfrentamento da pandemia se deve em grande parte ao trabalho de triagem do Pronto Atendimento do Coronavírus. A avaliação foi feita nesta quarta-feira, pela Irma Geovana Ramos, diretora geral do Providência, e pelo diretor administrativo da instituição Guilherme Borges.
Os diretores do Providência se reuniram com o prefeito Junior da Femac no final da tarde, para avaliar o atual estágio da pandemia na cidade e discutir estratégias para as próximas semanas. No encontro, Junior da Femac agradeceu todo o trabalho realizado até aqui pela equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares e demais funcionários do hospital.
“Foram quatro meses de trabalho, superando desafios no atendimento de pacientes de Apucarana e da região, salvando vidas como a de Willian Longhi que ficou internado por 45 dias até receber alta hospitalar”, comentou o prefeito, reiterando seus agradecimentos à equipe do Providência.
A Irmã Geovana Ramos fez questão de assinalar que a implantação do Pronto Atendimento do Coronavírus pela Autarquia Municipal de Saúde foi de fundamental importância para Apucarana. “Sem essa estrutura de triagem criada pela prefeitura com antecedência e que já atendeu centenas de pessoas, o Hospital da Providência não teria suporte para atender a demanda da cidade e região”, reconheceu a diretora do hospital, acrescentando que, “a partir de agora teremos a fase mais dura da pandemia durante o inverno”.
Junior da Femac destacou que a proposta de criar o Pronto Atendimento do Coronavírus teve a adesão imediata do secretário Roberto Kaneta, do vice-presidente da Autarquia de Saúde, Emídio Bachiega, e do médico infectologista José Rui Conde Alves. “Outra medida antecipada que ajudou a conter a disseminação do vírus foi a exigência do uso da máscara a partir do dia 10 de abril”, lembrou o prefeito.