A partir de segunda-feira, micros e pequenos empreendedores formais interessados no GiroCAIXA PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), poderão requerer a linha de crédito junto a um pronto atendimento especial estruturado no térreo da Prefeitura de Apucarana.
A parceria com a agência local da Caixa Econômica Federal (CEF) foi firmada nesta quarta-feira, em reunião no gabinete municipal, entre o prefeito Júnior da Femac, o superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, o gerente local Paulo Sérgio Talevi, o gerente de Relacionamento, Leonardo Luis Antonychyn, e o gerente de Varejo, Daniel Castoldi, além da Secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira.
Uma linha de crédito criada pelo Governo Federal no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para estimular e fortalecer os pequenos negócios e manter empregos, o GiroCAIXA PRONAMPE está disponível para o MEI e para as micros e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, considerando a receita bruta apurada no exercício de 2019. O empreendedor poderá obter crédito de até 30% do referido faturamento, com oito meses de carência e 28 meses para liquidação, com taxa de juros anual máxima correspondente à taxa SELIC mais 1,25%, que hoje daria uma taxa de juros anual de apenas 3,5%.
“A Prefeitura de Apucarana tem auxiliado diretamente outras iniciativas semelhantes de apoio aos micro e pequenos empreendedores como o Paraná Recupera, do Governo do Paraná, e agora fomos procurados pela Caixa para auxiliar no PRONAMPE. Sentimos-nos lisonjeados em poder contribuir. Temos uma equipe de servidores municipais muito preparada e tudo que for disponibilizado para minimizar os efeitos da pandemia na economia apucaranense vamos participar. Este é um momento de união”, disse o prefeito Júnior da Femac.
O atendimento na prefeitura, que deve ter início na segunda-feira, será mediante agendamento prévio pelo telefone 3422-4000. “Vamos fazer o cadastramento do empreendedor no sistema, com a recepção da documentação exigida, passando posteriormente o processo para a gerência do banco que vai fazer a avaliação do pedido de crédito”, explica o prefeito. De acordo com ele, nesta quinta e sexta-feira serão feitos os ajustes técnicos da parceria entre as equipes da Caixa e da Secretaria Municipal da Fazenda.
O superintendente Executivo Regional da Caixa, Antônio Clever Iecher, destaca que o objetivo do Governo Federal com esta linha de crédito é ajudar o empresário além do momento de pandemia. “Além de auxiliar o micro e pequeno empresário nesta situação difícil, queremos estar presentes sempre, contribuindo para que a empresa cresça quando tudo isto passar”, disse Iecher. Ele agradeceu ao apoio da Prefeitura de Apucarana. “A Caixa está sempre em busca de firmar parcerias com os municípios, e Apucarana tem um atendimento estruturado a partir da experiência com o Paraná Recupera, do Governo Estadual, e sem dúvidas vai contribuir muito com o GiroCAIXA PRONAMPE, contribuindo para estimular a economia local”, pontuou o superintendente.
Mais informações sobre a linha de crédito, como documentação exigida, estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal (CEF), no endereço http://www.caixa.gov.br/.
GiroCAIXA PRONAMPE
• MEI – faturamento até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais).
• Microempresas – faturamento igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).
• Empresas de pequeno porte – faturamento entre R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e R$ 4.800.00,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).