A Autarquia Municipal de Educação e o canil do 10º Batalhão de Polícia Militar firmaram parceria para o desenvolvimento do Projeto Cão Amigo na rede municipal de Apucarana. Desde o mês passado, os cachorros Deppy e Luke, acompanhados das suas tutoras Cabo Geisi Eli Sorci e Soldado Gleisiane Oliveira da Silva, têm feito o atendimento periódico aos estudantes, das 36 escolas municipais, que apresentam algum tipo de transtorno emocional ou dificuldades de comportamento.

“No final do ano passado, as policiais nos procuraram e apresentaram o projeto. Nós resolvemos adotá-lo porque percebemos que a terapia assistida por cães pode trazer diversos benefícios às crianças, como o estímulo ao contato social e à conversação, o desenvolvimento da autoestima, empatia e confiança e o aprendizado sobre responsabilidade e o cuidado com o outro,” explicou a secretária de educação, professora Marli Fernandes.

Os cães Deppy e Luke são da raça pastor-australiano (Australian Shepperd). O primeiro completou um ano recentemente e o segundo tem apenas cinco meses de idade. “Os animais desta raça são extremamente dóceis e latem muito pouco, por isso são ideais para o trabalho com as crianças. Além disso, os nossos cães são treinados para fazerem truques que encantam a garotada, como brincar de vivo ou morto e buscar bolinhas,” afirmou Cabo Geisi.

O prefeito Junior da Femac destacou que a Autarquia Municipal de Educação tem uma parceria de longa data com o 10º Batalhão de Polícia Militar. “O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), por exemplo, é ministrado pelos policiais aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das 36 escolas municipais de Apucarana. Somente no ano passado, mais de mil crianças concluíram a formação,” disse.

“Eu tenho certeza de que o projeto Cão Amigo será outra parceria de muito sucesso, que contribuirá para que os nossos estudantes desenvolvam plenamente as suas habilidades,” acrescentou o vice-prefeito, Paulo Vital.

A diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), da Autarquia Municipal de Educação, Leia Sofia Viale, afirmou que o projeto Cão Amigo, apesar de ser recente, já começou a apresentar bons resultados. “Uma das nossas estudantes sentia pânico de cachorro. Mas, após algumas poucas sessões, ela já começou a acariciar o Deppy,” exemplificou.

Os pais dos estudantes também têm aprovado a implantação do projeto na rede municipal de Apucarana. “Essa é a segunda vez que eu trago o meu filho para participar das atividades com os cachorros. Eu não conhecia esse projeto, mas achei a iniciativa bem interessante. Percebo que o Davi já está começando a interagir mais com as outras crianças e, principalmente, com os animais,” concluiu Júlio Carlos Paulino Rosa.