Após a conclusão de diversos trâmites burocráticos, a Prefeitura de Apucarana fez nesta quinta-feira (16/03) o depósito de um aporte de R$1 milhão para o fundo garantidor das cooperativas de crédito que atuam no município (Garantinorte-PR). Conforme destaca o prefeito Júnior da Femac, esta operação poderá viabilizar a concessão de até R$10 milhões em créditos para empreendedores do comércio, indústria e agroindústrias de Apucarana. As operações poderão ser obtidas via Sicoob Aliança, Sicredi, Cresol, Unicred e Uniprime.

Com atuação em todo o norte paranaense, a Garantinorte é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que atua no ambiente de micro e pequenos empreendedores como facilitadora na obtenção de crédito junto aos agentes financeiros com juros e prazos acessíveis, além de oferecer assessoria financeira para investimento mais seguro. “Este convênio faz parte das ações econômicas de estímulo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico de Apucarana no pós-pandemia. Com o aporte de recursos públicos junto ao fundo, a Garantinorte-PR avalia e libera cartas de garantia para que pequenos empreendedores possam obter empréstimos junto a cooperativas de crédito que atuam no Município”, reforça Júnior da Femac.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), empresário Wanderlei Faganello, frisa que criação de um convênio nesta modalidade é uma reivindicação que vinha sendo dialogada com a administração municipal. “Uma política relevante que dá suporte à economia local, facilitando o acesso a um crédito com melhores taxas, prazos e parcelamentos, condições que dificilmente estão disponíveis para as empresas de pequeno porte, principalmente em situações adversas como foi a pandemia”, assinala Faganello, pontuando que os créditos que serão liberados por meio desta parceria são fundamentais e dirigidos somente para as empresas de Apucarana.

“A economia vive momento de recuperação e retomada. Esta modalidade de garantia, mediante aporte de recursos públicos, irá ajudar nossas empresas com acesso a linhas de empréstimo mais rápidos e com taxas mais competitivas do que as encontradas nos bancos tradicionais”, enaltece Faganello, lembrando que o termo de intenção da prefeitura com a Garantinorte – hoje uma realidade – foi firmada em maio do ano passado. “A Acia, em nome de todos os associados, agradece ao prefeito Júnior da Femac pelo apoio e empenho em agilizar o processo, confirmando este aporte importante aos empresários para que possam dar continuidade a seus negócios, gerando emprego e renda”, concluiu o presidente da Acia.

A confirmação do aporte também foi bem avaliada pelo consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha. Ele relata que a Garantinorte-PR nasceu dentro do Sistema S. “Víamos essa necessidade das empresas em acessar crédito, em ter garantia para desenvolver os seus negócios. Este aporte, confirmado pelo prefeito Júnior da Femac, é fundamental para o desenvolvimento empresarial do município. O Sebrae vê esta política pública com bons olhos, pois é uma ação que vai fomentar a nossa economia, gerando capacidade de novos investimentos, novas contratações, ampliação de plantas produtivas, vai trazer prosperidade empresarial”, projeta Cunha, enaltecendo ainda a atuação da Acia. “A entidade teve um papel muito importante na sugestão e construção de todo este processo que, desde o início, teve total acolhimento por parte da Prefeitura de Apucarana através do prefeito Júnior da Femac”, concluiu o consultor do Sebrae.

O empresário e diretor do Sicoob Aliança, Osnei José Simões dos Santos, diz que a iniciativa da prefeitura é muito importante. “Esse aporte vai ajudar no desenvolvimento da economia local, vai irrigar a atividade empresarial com recursos para investimentos e custeio de empresas. Com certeza isso permite que as empresas cresçam e abram mais vagas de trabalho”, avalia ele.

Segundo Osnei Santos, os pequenos e micros empreendedores têm uma importância estratégica para Apucarana, no fomento de negócios com geração de emprego e renda.