O programa da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana que realiza a coleta permanente de pneus inservíveis atingiu nesta semana a marca de 150 mil unidades. O sistema de logística reversa funciona na Vila Nova, junto ao prédio do extinto IBC, através de uma parceria entre o Município e a empresa Reciclanip, localizada na região metropolitana de Curitiba.

O recolhimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e é oferecido sem nenhum custo aos geradores. Das 150 mil unidades, 50 mil foram coletadas somente nos últimos 12 meses. “Uma ação de responsabilidade ambiental que propicia muitos ganhos. Ao ter a correta destinação, estes pneus deixam de ser potenciais contaminadores do meio ambiente e também de servirem de abrigo para animais peçonhentos ou de criadouro de insetos, como o aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika”, frisa Junior da Femac.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, lembra que o convênio com a Reciclanip foi firmado em meados de 2019, quando o ecoponto que existia no Parque Industrial Zona Norte deixou de operar. “Diante da situação, o prefeito Júnior da Femac agiu rapidamente, estabelecendo este convênio que até hoje garante um ponto de coleta gratuito”, destaca Pereira, salientando que anteriormente o serviço tinha custos para os geradores. “O depósito atual é coberto para acondicionamento dos pneus e periodicamente a Reciclanip envia um caminhão para transportar os materiais até a base da empresa”, explica Gentil.

Pós-coleta – Após serem levados até a base da empresa, em Curitiba, os pneus são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, transformados em tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, além de serem adicionados à massa asfáltica dando origem ao chamado asfalto-borracha.