A Escola Augusto Weyand realizou, na manhã de hoje (13/5), a premiação dos três estudantes que produziram os melhores trabalhos de um concurso artístico sobre o combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como a Dengue, a Zika e a Febre Chikungunya. A ação faz parte da campanha Aqui o Mosquito não Entra, desenvolvida em parceria pela Autarquia de Educação (AME) e o Serviço Social do Comércio (SESC-PR), nas quase 60 unidades de ensino da rede municipal de Apucarana.

A campanha tem o objetivo de incentivar as crianças a verificarem os quintais de suas casas e a percorrerem as ruas do bairro em que moram, buscando e eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.  “A campanha do SESC integra um projeto maior de conscientização ambiental, o Sementes do Futuro, que desenvolvemos na rede municipal desde 2015. Somente os alunos da Escola Augusto Weyand já eliminaram mais de 17 mil focos de água parada, contribuindo para a preservação da saúde dos apucaranenses,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes.

Os estudantes, com o auxílio dos professores, pais e familiares, confeccionaram maquetes, brinquedos e cartazes sobre o tema, a partir do lixo reciclável que foi retirado da natureza durante a campanha. “Os principais materiais que as crianças encontraram foram copos descartáveis, tampinhas de garrafas pet, sacolas plásticas e latinhas de refrigerante, que podem acumular água quando descartados de maneira incorreta,” detalhou a diretora da escola, Telma Mara Cielsiski da Silva.

Os trabalhos dos alunos Maria Rita Bertasso da Fonseca, Lorenzo Gabriel Faria Pires e Francisco Bertasso da Fonseca foram eleitos os três primeiros colocados do concurso artístico. Por isso, eles receberam kits compostos de livros de literatura, canetinhas e carimbos como prêmios.

O prefeito Junior da Femac parabenizou o SESC-PR e a equipe pedagógica da AME pelo desenvolvimento da campanha Aqui o Mosquito Não Entra. “O último levantamento divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde apontou que o município está com um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, os nossos agentes de combate a endemias estão intensificando as visitas às residências e a orientação da população. No entanto, se quisermos vencer essa luta, precisamos da colaboração de todos. A conscientização das crianças é importante porque elas replicam as informações junto às suas famílias,” disse.

O secretário municipal de meio ambiente, Gentil Pereira, e a técnica de Educação em Saúde do SESC, Ana Carina Fazzio Soares da Silva, acompanharam a premiação dos alunos, na manhã de hoje, na Escola Augusto Weyand. “Todos os trabalhos expostos estavam incríveis e a escolha dos três primeiros colocados foi uma decisão muito difícil”, comentou o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente também doou 20 mudas de citronela, planta medicinal com propriedades repelentes de insetos, para a Escola Augusto Weyand. Duas mudas serão plantadas na própria unidade de ensino e as demais repassadas às famílias dos alunos, cujos trabalhos se destacaram no concurso artístico.