Enquanto os alunos aproveitam as merecidas férias de inverno, os diretores, coordenadores, professores, estagiários e merendeiras já estão a todo o vapor, atualizando seus conhecimentos, organizando os CMEIs e Escolas e planejando as atividades para a volta às aulas. Desde a última segunda-feira (18/7), aproximadamente mil profissionais vêm participando dos cursos e oficinas de formação continuada promovidos pela Autarquia Municipal de Educação de Apucarana. O ponto alto da programação aconteceu na manhã de hoje (22/7), no Clube de Campo Água Azul, quando eles assistiram a duas palestras sobre Educação Socioemocional e Tecnologia em Sala de Aula.

“A educação é o instrumento mais poderoso que temos para construir uma sociedade justa e fazer com as crianças tornem-se cidadãos melhores do que nós somos atualmente, conscientes do valor da família e da importância do meio ambiente, engajados socialmente e preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que aparecerem ao longo das suas vidas. Por isso, nesta gestão, estamos investindo fortemente na contratação de novos professores e servidores, na formação continuada de todos os profissionais da rede municipal, no pagamento do piso salarial do magistério, na implantação do Sistema Maxi de Ensino, no enriquecimento da merenda escolar e na reforma e ampliação dos CMEIs e Escolas,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes destacou que a programação da formação continuada abrangeu palestras e atividades sobre temas relevantes e atuais. “Os professores, coordenadores e diretores debateram, entre outros assuntos, a respeito da pedagogia histórico-crítica, da música e do lúdico na Educação Infantil, do letramento matemático, da alfabetização e da produção de textos. Já os estagiários da Educação Especial refletiram sobre o Transtorno do Espectro Autista, a adaptação curricular, o trabalho colaborativo, a comunicação assertiva e o reforço positivo. Por fim, as merendeiras participaram de um curso sobre boas práticas de manipulação dos alimentos. Muito obrigada ao Sistema Maxi de Ensino, ao Centro de Qualificação Total, ao SENAC e ao SEBRAE que viabilizaram a participação de alguns palestrantes na semana de formação continuada dos profissionais da rede municipal de educação de Apucarana,” agradeceu.

O psicólogo, educador e colunista do jornal Bom Dia Paraná, Marcos Meier, ministrou a palestra ‘Trago a pessoa amada em uma aula: as promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula’ na manhã de hoje (22/7), no Clube de Campo Água Azul. “Eu conversei com os educadores sobre a importância de eles utilizarem as tecnologias digitais de maneira consciente nas aulas, para estimular os alunos a pesquisarem, a criarem e a serem protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. A ciência já comprovou que a criança aprende muito mais quando ela produz do que quando fica apenas assistindo vídeos passivamente,” explicou.

A outra palestra de hoje (22/7) abordou a questão ‘Professor, as suas emoções importam?’ e foi conduzida pelo psicólogo e mestre em Promoção da Saúde, Dione César Vijovoada. “O autoconhecimento é uma habilidade essencial ao ser humano. Ela exige que o indivíduo tome consciência dos próprios pensamentos, emoções, desejos e necessidades. Se o professor não conhece a si mesmo, como ele conseguirá ajudar os seus alunos a desenvolverem-se socioemocionalmente? Dentro de sala de aula, os educadores não trabalham apenas a parte pedagógica, mas também aspectos culturais e sociais,” afirmou.

Os mais de doze mil alunos da rede municipal de educação de Apucarana devem voltar aos bancos escolares na próxima segunda-feira (25/7). “Desde já, eu desejo um abençoado segundo semestre letivo a todos os professores, servidores e estudantes”, finalizou a secretária Marli Fernandes.