A Autarquia Municipal de Educação realizou, na tarde de hoje (17), no Cine Teatro Fênix, a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Cerca de 240 professores alfabetizadores, das redes municipal e estadual, participam esse ano da formação continuada.
O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.
Uma das principais ações promovidas por meio do pacto é a oferta de cursos de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas e os professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 3º ano). Em 2017, também puderam se inscrever os professores da educação infantil (pré I e II) e os articuladores e mediadores do programa Novo Mais Educação.
Segundo a coordenadora municipal do PNAIC, Cynthia Guiselini, a capacitação será ofertada em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e terá carga total de 100 horas. “O foco dessa edição é a alfabetização, o letramento, a língua portuguesa e a matemática. Os encontros com os professores estão programados até meados de maio,” disse.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, esteve na aula inaugural e destacou o grande interesse dos profissionais pela capacitação. “Nós valorizamos a participação no PNAIC porque ele é um programa que traz metodologias inovadoras para o processo de alfabetização. Estar aqui hoje significa que vocês desejam fazer um trabalho diferenciado em sala de aula,” elogiou.