A professora Leiliane Barros Cardoso Almeida, que dá aulas de Língua Inglesa na Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes, foi classificada em um programa de desenvolvimento profissional organizado pelo Ministério da Educação, através da Fundação Capes, e vai participar de um curso de oito semanas de aperfeiçoamento docente no Canadá. Na última sexta-feira (28), ela foi recepcionada pelo prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes no gabinete do executivo.
O projeto inscrito por ela no concurso foi um intercâmbio entre os estudantes da Escola João Antônio Braga Côrtes e da Heritage Christian School, em Washington, Estados Unidos.  “Os nossos alunos enviaram cartas e fotos para as crianças norte-americanas, descrevendo como é a rotina escolar aqui e perguntando curiosidades de lá. Recentemente, as respostas chegaram e todos ficaram muito felizes,” detalhou a professora.
Por conta dessa intervenção pedagógica, Leiliane ficou em 6º lugar na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Região Sul, do Programa de Desenvolvimento Profissional da Educação Básica no Canadá. De todo o país, foram selecionados 102 professores para a viagem de estudos no exterior.
A secretária de educação, Marli Fernandes, felicitou a docente da Escola Braga Côrtes pelo resultado alcançado. “A formação continuada no Canadá vai enriquecer ainda mais a sua prática docente e os alunos sairão ganhando com isso. Muito obrigada pela dedicação e comprometimento com a educação pública municipal,” agradeceu.
O ensino da língua inglesa foi implantado no currículo da rede municipal apucaranense a partir de 2014.  São duas aulas semanais ministradas aos alunos da pré-escola ao 5º ano. “Ao redor do mundo, inúmeras pesquisas apontam que o aprendizado de uma segunda língua, logo nos primeiros anos de vida, torna sua assimilação mais fácil e eficiente. Nós acreditamos que isso também vai abrir muitas portas no futuro profissional das nossas crianças,” disse o prefeito Junior da Femac.
Ele desejou uma boa viagem à professora Leiliane, que embarca nesta quarta-feira (3/7) para Ottawa, no Canadá. “Aproveite bastante a experiência e aprofunde os conhecimentos para, depois, compartilhá-los com os demais professores da rede municipal de ensino,” pediu o prefeito.