Toda a água das chuvas da região da Barra Funda e Praça do Redondo é escoada através de uma imensa galeria que passa embaixo do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão). Parte desta estrutura cedeu e está sendo recuperada pela Prefeitura de Apucarana.
De acordo com o secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, a água absorvida pela rede de galerias pluviais nesta região da cidade é direcionada para o canal e desemboca no Lago Jaboti. “É um canal que tem um metro de largura por 1,5 de altura e que cedeu nas proximidades da pista de arremesso de dardo”,  explica.
A estrutura fica quatro metros abaixo do nível do solo e foi implantada na época da construção do Lagoão. “A laje não suportou ao peso e cedeu. Vamos colocar uma nova tampa de concreto armado, com dois metros de largura e 15 de comprimento”, detalha Herivelto.
O engenheiro destaca o grande volume de água que passa pelo canal em dias de fortes chuvas, estimando em 5 metros cúbicos por segundo. “Praticamente toda a água que as pessoas enxergam e que muitas vezes enche o canal a céu aberto perto do Lago Jaboti vem da região do Lagoão, da Barra Funda e da Praça do Redondo”, ilustra o secretário.