Fraldas, dois repelentes, dois conjuntos de body, um macacão, um edredom e uma bolsa compõem os 60 kits de enxoval para bebês entregues hoje a mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família que estejam realizando o pré-natal na Escola da Gestante ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O requisito visa contribuir com a redução da mortalidade materna e infantil no município.
A entrega dos kits, realizada na Praça CEU, faz parte do Programa Parto Humanizado mantido desde 2013 pela prefeitura de Apucarana em parceria com a concessionária Rodonorte. “A iniciativa atende mais especificamente aquelas que já passaram pela sétima consulta do pré-natal, pesando na saúde da gestante e da criança”, afirma a secretária da Assistência Social, Ana Paula Nazarko.
Anualmente, o município recebe verba da Rodonorte para a aquisição dos kits. Os valores são repassados para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e licitados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “A parceria da prefeitura com a Rodonorte viabiliza essa entrega de hoje e tantas outras que fizemos ao longo dos últimos anos. Tanto o prefeito Beto Preto como o diretor presidente da Autarquia de Saúde, Roberto Kaneta, defendem uma política pública de saúde que prioriza a gestante e as crianças”, afirma o diretor do Departamento de Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro
A vereadora Marcia Sousa foi portadora da notícia de que a parceria da Rodonorte e prefeitura será mantida no próximo ano. “Nossas gestantes vão continuar a contar com esse incentivo em 2018”, garante Márcia Sousa. A coordenadora da Escola da Gestante, Maria Aparecida Moreira das Neves (Cidinha) lembra que 1,3 mil gestantes são atendidas na rede do SUS em Apucarana, reiterando a importância de cada uma delas iniciar o pré-natal o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de gestação. “Oferecemos esse atendimento em várias UBSs e na Casa da Gestante”, complementa.
Moradora do Núcleo da Fraternidade, Emiliana de Freitas, 26 anos, está grávida de gêmeos e garantiu dois kits com enxoval. “Faço o pré-natal desde o primeiro mês de gravidez e tudo está correndo muito bem. Estou muito contente com a bolsa que recebi. Tudo que tem ali é muito útil e com certeza é uma boa ajuda”, avalia Emiliana.