A prefeitura de Apucarana, através do programa Parto Humanizado mantido em parceria com a concessionária Rodonorte, entregou hoje (4) kits de enxoval para 250 mulheres atendidas na Escola da Gestante. A solenidade, realizada no clube 28 de Janeiro, contou com a participação do secretário da Saúde, Roberto Kaneta, da secretária da Assistência Social, Maria Regina de Sousa, e da coordenadora da Casa da Gestante, Elisangela Volante.

O kit entregue às futuras mamães é composto de um edredom, quatro fraldas de boca, dois conjuntos de body e um macacão de plush, além de 60 fraldas descartáveis. “A cada evento é beneficiada uma média de 250 mulheres, mais especificamente aquelas que já passaram pela sétima consulta do pré-natal, um requisito que visa contribuir com a redução da mortalidade materna e infantil no município”, observa o secretário Roberto Kaneta.

A Casa da Gestante atende uma média de 1,5 mil grávidas anualmente. “A entrega dos kits de enxoval a cada bimestre vai seguir o mesmo cronograma em 2015. A partir do próximo ano, através de uma parceria das secretárias de Saúde e Assistência Social, também vamos proporcionar atividades físicas e recreativas, além de palestras educativas às gestantes”, anuncia a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.

Anualmente, o município recebe da Rodonorte R$ 90 mil para a aquisição dos kits. Os valores são repassados para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e licitados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além da compra dos Kits de enxoval, com os recursos recebidos da Rodonorte neste ano foram realizadas melhorias na cozinha da Escola da Gestante, que funciona na Rua Osvaldo Cruz. Foram adquiridos diversos utensílios que auxiliam no preparo dos lanches que são servidos às gestantes.