O ano de 2014 foi marcado pela ampliação das modalidades de artes marciais na rede municipal de ensino. Além do karatê, que já era oferecido, houve a inclusão do kung-fu e da capoeira. O ponto marcante da atividade aconteceu no último final de semana, com a realização do 2º Festival de Artes Marciais, que reuniu cerca de 700 alunos da rede municipal de ensino.

O evento, realizado no Centro da Juventude Alex Mazaron, reuniu alunos que se destacaram em cada uma das 36 escolas municipais. “Realizamos neste ano uma licitação, vencida pela Academia AKA Artes Marciais. Com isso, aumentamos o número de modalidades e levamos a atividade para 7.800 alunos, incluindo escolas localizadas nos distritos e o ensino pré-escolar”, frisa o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

As aulas de artes marciais são levadas uma vez por semana às escolas, através de uma parceria entre a Academia AKA, Autarquia Municipal de Educação (AME) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “O festival, que teve duas edições neste ano, marca uma demonstração festiva dos resultados obtidos com o projeto. Há ainda um grupo especial, composto pelos alunos que mais se destacam na atividade, que treina com maior intensidade e até participa de competições representando Apucarana”, relata o secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Kisner (Paulão).

De acordo com a diretora-presidente da AME, Marli Regina Fernandes da Silva, as artes marciais caíram no gosto das crianças e também têm amplo respaldo dos pais. “É uma atividade que melhora a convivência entre os alunos e, como houve neste ano a ampliação das modalidades, as artes marciais são trabalhadas no sistema de rodízio, alternância que é muito produtiva”, avalia.

O trabalho na rede municipal de ensino já vem rendendo bons frutos. De acordo com o multicampeão de karatê e coordenador do programa, Alan Pereira, alunos que participam das atividades nas escolas conquistaram recentemente medalhas de ouro em importantes competições. “Foi no Campeonato Zonal Sul Sudeste de Karatê, de abrangência nacional, e na Taça Paraná”, cita Alan Pereira. “Existem muitos talentos na rede municipal de ensino e pretendemos formar uma equipe maior para participar de competições”, completa.

Conforme Alan Pereira, as aulas são ministradas nas escolas por 20 professores de artes marciais, que também estão sentindo reflexos positivos pelo novo momento vivido pelo esporte. “Apucarana ficou por 13 anos fora dos Jogos da Juventude e neste ano foi representada no karatê, conquistando medalhas. Isso é fruto de todo um trabalho, do resgate que está sendo feito”, frisa.