A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), disponibilizou a partir desta quarta-feira (24/06) o atendimento digital do Departamento de Trânsito. Com isso, os condutores passam a contar com serviços que permitem indicar condutor infrator, protocolar defesa prévia, apresentar recursos de penalidades em primeira e segunda instâncias junto à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) e ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná), além de consultar processos, autos de infração, notificações e editais. O acesso aos serviços é feito por meio de um link disponível no portal oficial da Prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br). Basta clicar no banner “Departamento de Trânsito” para ser direcionado ao sistema. O atendimento presencial continua disponível para quem preferir ou precisar de auxílio.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa representa mais um avanço na modernização da administração municipal e na melhoria dos serviços prestados à população. “Estamos dando mais um passo importante no processo de modernização da administração pública de Apucarana. Com a digitalização dos serviços do Departamento de Trânsito, o cidadão ganha mais comodidade, rapidez e eficiência, podendo resolver suas demandas sem precisar se deslocar ou enfrentar filas. É uma mudança que reduz a burocracia, economiza tempo e facilita a vida das pessoas”, afirma.

O superintendente municipal de Trânsito, Carlos Weyand, explica que a digitalização dos serviços foi viabilizada por meio de convênio firmado com o Governo do Paraná, por intermédio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), permitindo ao município utilizar o GEPROC (Gestão Eletrônica de Processos), sistema oficial do Detran-PR para tramitação eletrônica de processos administrativos. “Trabalhamos nessa parceria desde o início do mandato. Era uma missão determinada pelo prefeito Rodolfo Mota que agora se torna realidade”, afirma. Segundo ele, todos os serviços do departamento passam a contar com opção de atendimento online, permitindo ao cidadão protocolar e acompanhar processos sem sair de casa, enquanto o atendimento presencial permanece disponível.

Segundo o prefeito Rodolfo Mota, a iniciativa também reforça o compromisso da gestão com uma administração mais eficiente, sustentável e transparente. “Estamos deixando para trás a cultura dos grandes arquivos de papel e adotando processos eletrônicos mais seguros e organizados. Essa parceria permite utilizar a tecnologia para melhorar os serviços públicos, aumentar a eficiência administrativa e oferecer um atendimento de mais qualidade para toda a população”, acrescenta.

O secretário da Segtran, subtenente Almir Antônio de Freitas, destaca que a implantação do novo sistema é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo e reconhece a contribuição do ex-secretário Major Vilson Laurentino da Silva na estruturação do projeto junto aos órgãos parceiros. “Nossa missão é dar continuidade às boas iniciativas e avançar cada vez mais na modernização dos serviços públicos, oferecendo soluções que tragam mais praticidade, agilidade e qualidade de atendimento para a população”, conclui.

Publicações Recomendadas