A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), realiza neste sábado (27/06), das 8 às 18 horas, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, prestadores de serviços, gestores e representantes de entidades para discutir e aprovar propostas que irão orientar o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
O prefeito Rodolfo Mota destaca que a conferência representa um dos mais importantes espaços de participação popular na administração pública. “As decisões tomadas durante a conferência ajudam a definir prioridades e contribuem para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde oferecidos à população. É um momento em que a comunidade participa diretamente da construção das ações que impactam a vida das pessoas. Convidamos todos a exercer esse direito de cidadania e fortalecer o SUS”, afirma.
O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, explica que o encontro é a etapa principal de um processo participativo iniciado nas pré-conferências realizadas no último dia 11, quando trabalhadores, gestores, prestadores de serviços e usuários apresentaram e debateram propostas para a saúde pública. “Agora essas contribuições serão analisadas e votadas na plenária da conferência, consolidando as diretrizes que irão nortear as ações do setor nos próximos anos”, ressalta.
Entre os principais assuntos da programação estão a discussão e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho e a eleição de 12 propostas, sendo três de cada eixo temático, que serão encaminhadas à 14ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná. Também serão eleitos os delegados e suplentes do segmento de usuários que representarão Apucarana na etapa estadual. Além disso, haverá a eleição e homologação das entidades, órgãos e instituições que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2027-2030.
A Conferência Municipal de Saúde é a principal instância de decisão sobre as políticas públicas de saúde no município. De caráter deliberativo, reúne representantes da sociedade e do poder público para discutir e aprovar diretrizes e estratégias que irão orientar as ações da saúde nos próximos anos. A Prefeitura de Apucarana reforça o convite para que a população participe e ajude a construir os próximos avanços da saúde pública no município.



