Quatro projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Apucarana foram contemplados, ontem (5/9), com o Selo Sesi ODS 2019. O título é concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) às empresas, indústrias, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que promovem as melhores ações para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os ODS são uma coleção de dezessete metas a serem cumpridas até 2030. Elas preveem o combate à pobreza e à fome, a redução das desigualdades, a melhoria da qualidade de vida, o fomento à educação de qualidade, entre outros itens.
A Autarquia Municipal de Educação recebeu o selo pelo desenvolvimento dos projetos Amigos da Alimentação e Educação e Saúde de mãos dadas. O primeiro busca prevenir a obesidade entre os alunos, com ações de monitoramento regular do peso, aulas de educação alimentar e estímulo à prática de atividades físicas. Já o segundo, que é realizado em parceria com a Autarquia de Saúde, faz o acompanhamento das condições de saúde dos estudantes, com atividades como avaliação bucal, aplicação de flúor, identificação de crianças com problemas de visão e audição, verificação da situação vacinal e campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Nós ficamos honrados em receber este selo. É motivo de alegria saber que, por meio da educação, estamos contribuindo para a qualidade de vida das crianças e ajudando a construir um mundo mais sustentável,” afirmou a diretora-presidente da AME, Marli Fernandes.
O projeto Educação para o Trânsito rendeu o selo Sesi ODS para a Guarda Municipal de Apucarana. Por meio dele, dois agentes da corporação percorrem as escolas municipais conversando com os alunos do 4º ano sobre a importância do respeito à sinalização viária e do uso dos equipamentos de segurança. “Este título concedido pelo Sistema Fiep representa a valorização do nosso trabalho e um incentivo a mais para ampliarmos a iniciativa,” disse o comandante da GMA, Alessandro Carletti.
Além de receber o selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família ficou entre os cinco finalistas da categoria Poder Público, do Prêmio Sesi ODS, pela implementação da Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino. “Nós ficamos muito felizes com o resultado, pois foram mais de 400 projetos inscritos. O mérito é das mulheres apucaranenses. A rede oferece a elas capacitação sobre os pilares da economia solidária, auxilio para montarem os próprios empreendimentos e espaços para comercializarem seus produtos nos bairros e na área central. A geração de renda é fundamental na vida das pessoas e das famílias,” explicou a secretária da pasta, Denise Canesin.
O prefeito Junior da Femac parabenizou as secretarias e órgãos da administração municipal que tiveram seus trabalhos reconhecidos na avaliação Sesi ODS. “A nossa equipe procura sempre oferecer a melhor qualidade nos serviços prestados, e esse objetivo vem sendo alcançado em todas áreas da gestão pública,” afirmou.
“Como coordenadora dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a região do Vale do Ivaí, eu fico contente de ver que a nossa cidade está comprometida com a agenda proposta pelas Nações Unidas,” completou a vereadora Márcia Sousa. Ela também recebeu um Selo Sesi ODS, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, pelo desenvolvimento do projeto Parlamento Jovem.
O Hospital da Providência e o Rotary Club 28 de Janeiro ainda foram contemplados com selos nesta edição. A empresa Antares Reciclagem Eireli recebeu menção honrosa na categoria Indústria, do Prêmio Sesi ODS.