Os alunos da APAE de Apucarana protagonizaram hoje (6) pela manhã o desfile alusivo à Independência do Brasil. A festa cívica iniciou em frente ao antigo prédio da APAE, situado na Avenida Aviação, e foi concluída dentro da atual sede, localizada na Rua Denhei Kanashiro, onde houve a concentração final e a execução do Hino Nacional.
Ao lado dos alunos e funcionários da APAE, também desfilaram diversas instituições convidadas, como o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), Corpo de Bombeiros, 10º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Agrícola Manoel Ribas, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa, Centro da Juventude e grupo de mães de alunos da APAE, entre outros.
Além da temática patriótica, os alunos empunharam faixas e cartazes em defesa de direitos básicos, como saúde, moradia e educação. Prestigiaram o desfile, o prefeito Junior da Femac, o presidente da APAE, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos, a diretora de ensino da instituição, Isabel Ortega, a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, e a professora Maria Agar, da Secretaria Municipal da Promoção Artística Cultural e Turística (Promatur).
“É uma festa cívica maravilhosa, em que a APAE demonstra toda sua organização e as crianças a sua capacidade e sentimento de amor a pátria. Uma pátria onde todos tenham a oportunidade de ser feliz”, disse Junior da Femac.
O presidente da APAE, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos, lembra que o desfile da APAE já é uma tradição e faz parte do calendário oficial da Semana da Pátria no município. “Com o passar dos anos o desfile foi crescendo e passou a ter a participação de instituições militares e de ensino, em especial as localizadas na região da APAE. Fazer o desfile próximo a APAE garante a oportunidade, pela facilidade de locomoção, de nossos alunos participarem desta festa cívica”, afirmou Lemos.