A prefeitura de Apucarana concluiu hoje (10) a pavimentação das ruas Amélia Fonteque e Ermínio Fernandes que dão acesso aos prédios da futura escola e da UBS do Residencial Interlagos, a partir da Rua Cristiano Kusmaul. Os serviços de drenagem, construção de meio-fio e a pavimentação de 4.5 mil m² envolveram um investimento de R$ 352 mil, com recursos próprios do município.
“A prefeitura já iniciou a instalação da energia elétrica nestas duas ruas. A iluminação, no valor de R$ 137 mil, também é custeada com recursos do município”, informa o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno. “O asfalto das ruas Amélia Fonteque e Ermínio Fernandes visa facilitar o acesso da população a dois importantes serviços públicos que serão entregues à comunidade naquela área”, observa o prefeito Junior da Femac.
O prédio próprio da Unidade Básica de Saúde UBS Elaine Mazur já está concluído e aguarda receber o mobilário para ser inaugurado. O outro equipamento público, que fica praticamente ao lado da UBS, é a escola municipal que a região do Interlagos vai ganhar e que será denominada José Domingos Scarpelini.
A nova unidade de ensino está sendo construída em terreno de 11,5 mil m2 situado no prolongamento da Rua André Korilo, a poucos metros da Rua Cristiano Kussmaul. O prédio amplo e moderno terá 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de ciências, sala de informática, quadra de esportes coberta com vestiários.
A parte administrativa será composta pelas salas de direção, coordenação e de professores, secretaria e sanitários específicos para os funcionários. Já o setor de serviços contemplará cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza e refeitório fechado. Serão 3.228,08 m2 de área construída.
Dos quase R$ 4,4 milhões que serão aplicados no prédio, R$ 3,5 milhões foram conquistados junto ao governo federal por intermédio do deputado Sérgio Souza (MDB). Os outros R$ 822 mil são a contrapartida do município.
UBS Elaine Mazur
Um investimento de R$ 586.532,12, com R$ 408 mil de recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado Dr Rosinha que estava perdida e foi recuperada, e mais R$ 178 mil de contrapartida do Município, o prédio da nova UBS do Interlagos foi construído numa área de 20 mil metros quadrados, na Rua Cristiano Krusmaul, na altura da Rua André Kurilo.
UBS do Jardim Interlagos, que recebe o nome da ex-servidora da saúde Elaine Mazur, já funciona provisoriamente em um imóvel alugado. A nova sede, com 302 m² de área edificada, conta com consultório odontológico com dois gabinetes; três consultórios médicos, salas de espera, inalação, estocagem de medicamentos, curativos, vacinas, coletas e de administração, além de uma sala maior para atividades do Programa Saúde da Família (PSF), sanitários, copa/cozinha e garagem externa para ambulância.