A patrulha rural, mantida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, concluiu na semana passada as obras de recuperação de estradas rurais na região do Bilote. Além da estrada principal, foram feitas melhorias em outros cinco trechos secundários, totalizando cerca de 16 quilômetros.
O prefeito Beto Preto lembra que essa é uma importante região agrícola, que possui muitos barracões de frango e com forte desenvolvimento da pecuária leiteira, tendo inclusive uma grande fábrica de ração no trecho inicial da estrada. “Havíamos feito a pavimentação de cerca de 600 metros, buscando facilitar o acesso à BR 369, e agora a patrulha rural fez uma ampla recuperação de toda a Estrada do Bilote, bem como das estradas vicinais”, observa Beto Preto.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, os serviços executados foram limpeza geral e de caixas de retenção de água, nivelamento do leito, cascalhamento e compactação.  “Nossa equipe permaneceu cerca de 15 dias naquela região, onde fizemos um serviço amplo que contemplou também as estradas secundárias”, frisa Gonçalves.
Conforme Toshio Kitano,  diretor municipal de Estradas Rurais, foram recuperadas a Estrada do Bilote (4kms), Estrada do Cambira (2 kms), Estrada da Igreja do Bilote (3 kms), Estrada da Baia (1 km), Estrada do Viveiro (1 km) e estrada que faz a ligação com o Parque Industrial Galan (2 kms).
A próxima região a ser atendida pela patrulha rural é o Distrito de Pirapó. “Todo o maquinário – como pá-carregadeira, rolo compactador, escavadeira hidráulica, patrolas e caminhões – já foi deslocado para o Pirapó, onde iniciaremos as melhorias pela Estrada Velha”, informa Toshio.
O prefeito de Apucarana lembra que, além da patrulha da Secretaria de Serviços Públicos, o Município terceirizou a recuperação de outros 39 quilômetros de estradas rurais. “Essa frente vai reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pela nossa equipe na zona rural e atuará nas estradas de Correia de Freitas, do Xaxim, da Santa Luzia e do Tatuzinho”, cita Beto Preto, informando que os serviços desta nova frente deverão iniciar nos próximos dias.