Em Apucarana, os alunos do 1º ao 5º ano aprendem capoeira, caratê e kung fu nas escolas municipais. As aulas fazem parte do currículo da Educação Integral.
A Autarquia Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, em parceria com a AKA Academia, organizam anualmente um Festival de Artes Marciais, para mostrar à comunidade uma prévia daquilo que as crianças aprendem nas escolas. A oitava edição do evento foi realizada no sábado (16/6), no Ginásio de Esportes Lagoão, com a participação de 900 alunos.
“Os pequenos deram um verdadeiro show nas apresentações. A prática de artes marciais na infância auxilia no desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, concentração, autocontrole, disciplina, persistência e respeito ao próximo,” elencou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
O coordenador da AKA Academia, Alan Pereira, afirma que muitos talentos vêm sendo revelados nas escolas. “Os alunos que demonstram mais aptidão são convidados a treinar em grupos especiais e a participar dos campeonatos estadual e nacional de cada modalidade. Eles já conquistaram várias vitórias,” garantiu.
O fortalecimento do esporte municipal é uma das prioridades da atual administração. “O prefeito Beto Preto é um grande incentivador das atividades físicas. Por meio da parceria entre a Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes, os alunos também aprendem o atletismo e podem praticar natação na piscina do Complexo Esportivo José Antônio Basso,” acrescentou a secretária municipal de esportes e juventude, Jossuela Pinheiro.
Acompanharam também o 8º Festival de Artes Marciais o prefeito Beto Preto, o vice-prefeito Junior da Femac, os vereadores Franciley Godoi (Poim) e Gentil Pereira, o secretário municipal de indústria e comércio Edison Estrope e a superintendente geral da educação Ana Paula Cunha Barreira.

Publicações Recomendadas