Em mais uma medida para prestar um melhor atendimento à população e proporcionar ambiente adequado para o funcionário trabalhar, a prefeitura de Apucarana amplia a partir de hoje o serviço de manutenção e reparo geral nos prédios da rede municipal de saúde, incluindo as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos de apoio. Os detalhes dessa nova dinâmica foram definidos na manhã desta segunda-feira, a partir de uma reunião do prefeito Junior da Femac com os servidores que serão responsáveis por este trabalho.
Os reparos e manutenção nos prédios da saúde que então era feito por uma equipe agora passa a contar com mais 3 equipes, sempre de duas pessoas. Cada uma ficou responsável por determinado número de prédios, recebendo um veículo exclusivo para o serviço, bem como garantia de equipamentos e material para realizar todos os tipos de serviços necessários.
As quatro equipes, subornidadas ao setor de engenharia da Autarquia Municipal de Saúde, passam a contar um almoxarifado exclusivo. “Além da área clínica da saúde que sempre mereceu uma atenção especial da gestão Beto Preto, agora vamos avançar na parte da infraestrutura dos prédios da saúde, em especial das unidades de saúde, dando condições de trabalho para nossos profissionais e um local adequado para receber os pacientes”, disse Junior da Femac.
As quatro equipes vão atender os prédios das 34 UBSs, bem como os demais prédios da saúde, como o da Autarquia Municipal de Saúde, NATTA, UPA, Centros de Especialidades Odontológicas, CAPS AD e CAPS I, Vigilância Sanitária, Casa de Gestante, Centro Infantil e Farmácia Central. Cabe a essas duplas de servidores percorrer os respectivos prédios que lhes foram determinados e cuidar da manutenção e pequenos reparos, como troca de luz queimada, problemas com calhas, goteiras, troca de tomada, porta emperrada, janela com dificuldade para fechar, vidro quebrado, pequenas pinturas, reparos nos pisos, entre outros tantos serviços.
“As UBSs são um espaço de resolução na saúde e é preciso dar condições para que isso seja feito. É preciso avançar na parte estrutura física e uma delas é a manutenção”, observou Junior da Femac.
A reunião no gabinete do prefeito Junior da Femac contou com a participação do secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu; do vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega; do superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro; e da engenheira da AMS, Ana Karine Alves Vieira.
Quatro UBSs em construção
Estão em construção quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Apucarana, a do Orestes Marquito, no Jardim Marissol; a Elayne Mazur, no Jardim Interlagos; e as dos residenciais Fariz Gebrin e Solo Sagrado. Obras de reforma em outras 10 UBSs estão em processo de licitação.
Somando as reformas e construção de novos prédios, Apucarana registra na administração de Beto Preto e Junior da Femac o maior volume de obras de saúde da sua história. Desde a primeira gestão, iniciada em 2013, já foram construídas duas UBS, a Eunice Penharbel, do Residencial Sumatra, e a Emília Cretuchi, no Parque Bela Vista.