A Prefeitura de Apucarana entregou ontem (24) as obras concluídas da Escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima à comunidade do Jardim Alvorada. A ampliação do prédio abrangeu 185,54 m2 de área, enquanto que a reforma contemplou outros 705,61 m2. O investimento foi da ordem de R$ 566.279,60, com recursos próprios do município. Na solenidade, o prefeito Beto Preto (PSD) confirmou a construção da nova escola do Jardim Interlagos, um projeto de R$ 4,3 milhões.
Os principais serviços executados foram construção da central de gás, ampliação dos sanitários, assentamento de piso cerâmico, troca do forro antigo por estrutura em PVC, substituição do alambrado por muro de alvenaria, implantação do portal de entrada e pintura do prédio. A unidade de ensino foi adequada às normas de acessibilidade, higiene e segurança preconizadas pelo Ministério da Educação, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
A Escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima possui atualmente 182 alunos, matriculados na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em uma Sala de Recursos Multifuncionais. As obras começaram em março e envolveram várias melhorias, conforme lembrou o prefeito Beto Preto.
“Essa escola tem 45 anos e tinha uma estrutura muito precária. Para se ter uma ideia, havia uma fossa sob o refeitório, um absurdo e uma falta de respeito com as crianças,” destacou o prefeito durante a solenidade.
Crianças de diferentes bairros são atendidas. “Para que a educação integral aconteça de fato, nós necessitamos de currículo, recursos humanos e estrutura física condizente. Sem qualquer um dos três, o ensino dos alunos fica comprometido e a nossa gestão sabe disso,” reconheceu a secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes.
Interlagos
Antes da solenidade, o Prefeito Beto também apresentou, ao deputado federal Sérgio Souza (PMDB), o terreno onde será construída a escola do Jardim Interlagos. O parlamentar auxilia na conquista dos recursos necessários para a execução da obra. O projeto de engenharia prevê 2.328,91 m2 de área e quadra de esportes de 899,17m2. A escola terá capacidade para atender até 390 alunos em período integral.
Presente na solenidade na Osvaldo dos Santos Lima, o deputado reforçou o apoio e afirmou que vai buscar recursos para o projeto. “Como sou do Vale do Ivaí, tenho compromisso com a região e vou correr atrás de emendas,” comenta.