O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, visitou na manhã desta segunda-feira (3/8) a horta solidária situada nos fundos do antigo Instituto Brasileiro de Café (IBC) da Vila Nova, no Espaço Empreender. A área da horta ocupa um espaço de 2 mil metros quadrados, nos quais estão sendo cultivados canteiros de rúcula, alface de três qualidades (roxa, mimosa e americana), almeirão, repolho, pimentas, couve, salsinha, cebolinha, brócolis, tomate cereja e chuchu, de modo inteiramente orgânico, sem uso de aditivos ou pesticidas. A estimativa é de que os primeiros canteiros comecem a colher em outubro, segundo a agente comunitária de saúde Maura Fernandes.
Os produtos colhidos serão destinados às famílias envolvidas na plantação e o excedente comercializado nas feiras – diárias – da economia solidária, sob a coordenação de Eliana Rocha, que começou a se incumbir do projeto no mês passado.
“Cinco famílias estão envolvidas na horta solidária desenvolvida no Espaço Empreender desde julho. A próxima região da cidade atendida pelo projeto será a região do Sanches dos Santos e Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, para as quais já estão inscritas dez famílias e que deve começar agora”, salienta a secretária municipal da Mulher, Denise Canesin. “Todas e todos os envolvidos foram capacitados na perspectiva do programa de economia solidária e protagonismo feminino, que já capacitou cerca de mil mulheres, gerando trabalho e renda em diversos segmentos”, destacou a secretária.
Visita
O prefeito Junior da Femac visitou esta manhã a horta solidária e ficou muito satisfeito com o que viu. “Iniciativas como essa, que recebe não só apoio como aporte material para execução, são muito importantes para a população e para nossas empreendedoras solidárias, que têm mais um espaço para cultivar alimentos saudáveis para si mesmas ou para comercializar em uma das feiras que a economia solidária promove diariamente na cidade ou, ainda, nos espaços de comercialização que a Prefeitura oferece ao programa”, disse o prefeito.
“Nós estamos aprendendo como fazer uma horta comunitária. A próxima região da cidade atendida pelo projeto-piloto será a região dos conjuntos habitacionais Sanches dos Santos e Dom Romeu Alberti, onde há um número significativo de mulheres atendidas pela economia solidária, todas já devidamente capacitadas pelo programa”, falou o prefeito. “Também enfatizo que esse é um programa que envolve, além da secretaria da mulher e da Prefeitura, as secretarias do meio ambiente e da agricultura”, concluiu o prefeito.